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Braço de entregas por robôs da Uber procura investidores para virar autônoma

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Postmates X, a divisão de robótica da startup de entrega sob demanda que o Uber adquiriu no ano passado por US$ 2,65 bilhões, está buscando investidores para se tornar uma empresa separada, de acordo com pessoas familiarizadas com os planos.

A startup está sendo chamada de Serve Robotics, uma homenagem ao robô autônomo de entrega de calçada com brasão amarelo e preto que foi desenvolvido e pilotado por Postmates X. O robô Serve, que recentemente fez parceria com a Pink Dot Stores para entregas em West Hollywood, provavelmente será a peça central da nova inicialização.

A Uber não quis comentar.

Segundo o acordo, que está sendo vendido a investidores, a empresa seria comandada por executivos da Postmates X. A Uber manteria uma participação acionária na Serve Robotics e manteria um acordo comercial com a startup. A Uber está em negociações para manter cerca de 25% de participação na nova startup, de acordo com uma fonte familiarizada com o negócio.

Não existe uma entidade legal — por enquanto — chamada Serve Robotics. No entanto, um domínio de site serverobotics.com foi registrado em 6 de janeiro.

O robô da Uber

A exploração dos Postmates em robôs de entrega de calçada começou em 2017, depois que a empresa adquiriu discretamente a startup Lox.

A Postmates revelou seu primeiro robô de entrega autônomo Serve em dezembro de 2018. Uma segunda geração surgiu no verão de 2019 antes de seu lançamento comercial planejado em Los Angeles, na Califórnia.

Em vez de trabalhar com um parceiro, a Postmates usou seus próprios dados de entrega para formar a base de como projetaria o robô.

O Postmates X usou dados históricos de entrega da empresa para desenvolver uma simulação, que foi então usada no design do robô Serve, e ajudou a equipe a determinar a duração da bateria necessária e o tamanho do compartimento de carga, entre outros recursos.

O robô representava apenas uma fatia do negócio de entrega da Postmates. No entanto, a empresa viu um interesse crescente no robô em Los Angeles e San Francisco — as duas cidades onde opera comercialmente — à medida que a Covid-19 alimentava a demanda por entrega sem contato. Em outubro, os robôs já completaram milhares de entregas em Los Angeles.

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Fonte: TechCrunch