Pesquisa da Idwall em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou o cenário da transformação digital para os lojistas brasileiros.
Entre os respondentes, 50% acreditam que o setor está mudando o rumo, já que boa parte do mercado está focando parte de sua estratégica no digital.
25% acreditam que o setor está evoluindo, com uma parte considerável das empresas no setor aderindo à transformação digital.
14% acham que o setor está pouco transformado, pois para eles não é a prioridade das empresas no setor.
Para 7% o foco total do setor está na transformação digital. Para 4% o setor não está nem um pouco transformado.
21% dos respondentes afirmaram que de 80% a 100% dos processos (vendas, transações, aquisição de clientes, etc) da companhia são hoje realizados de forma digital.
Ainda na faixa dos 21% estão os que responderam de 60% a 80%.
Outras respostas:
Para 68% dos respondentes a pandemia intensificou muito o processo de digitalização da companhia. Já para 25% o período da pandemia foi responsável por adicionar algumas estratégias digitais novas, mas o tradicional ainda é o principal para a empresa.
7% responderam que somente um pouco, mas não a ponto de mudarem as estratégias da companhia.
Com relação às fraudes na pandemia, 32% acreditam que houve um aumento, porém não algo que impacte os negócios.
Para 18% houve um aumento expressivo. Para 50% não houve diferença.
Para 35% e para 32%, no entanto, ter uma tecnologia anti fraudes no e-commerce é muito importante e bastante importante, respectivamente.
Para 18% é um investimento razoável, mas reconhece que precisa investir mais. Além disso, 11% acreditam que é pouco e investem menos do que deveriam. Por fim, 4% investem no básico, reconhecendo que deveriam investir mais.
Para finalizar, 71% acreditam que a transformação digital é fundamental para qualquer setor. 21% acham que é essencial para a sobrevivência do setor no mercado.
Leia também: Varejo no Brasil cresce em maio pelo 2º mês, mas fica abaixo do esperado.