Logo E-Commerce Brasil

Uma em cada cinco transações no Brasil é tokenizada, aponta Visa

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A tokenização será fundamental para possibilitar a próxima revolução dos pagamentos. O uso da tecnologia já é uma realidade crescente no Brasil. De acordo com a Visa, em janeiro de 2023, no país, o número de transações tokenizadas duplicou em relação ao mesmo período do ano anterior, representando mais de 20% de todas as transações com credenciais Visa no mundo online. O estudo ainda indica que em média, a cada cinco transações online utilizando credenciais Visa, uma é tokenizada.

A Visa ainda aponta que a quantidade de fraudes em transações tokenizadas no e-commerce é extremamente baixa, chegando a ser quatro vezes menor que as demais operações realizadas em compras virtuais.

A tecnologia opera substituindo os dados da credencial do portador do cartão, como o número de conta e a data de validade, por um identificador digital único (um “token”) capaz de fazer transações sem expor informações sensíveis de uma conta. Além disso, cada transação gera um código único chamado de criptograma. Se um criminoso capturar este token sem gerar o criptograma, não conseguirá utilizá-lo em transações.

A empresa ainda registrou que foram emitidos mais de 4 bilhões de tokens em todo o mundo por meio do Visa Token Service (VTS), superando o total de cartões físicos Visa em circulação no mundo. Além disso, a taxa de aprovação aumentou 10 pontos porcentuais quando a transação é tokenizada.

“Sabemos a importância que a segurança tem na hora de fazer compras. E vemos que os consumidores vêm adotando cada vez mais essa tecnologia inovadora no seu dia a dia. Esta camada extra de proteção da transação proporciona um nível elevado de segurança tanto para o consumidor quanto para o comerciante antes, durante e após toda a transação. Ou seja, ao mesmo tempo em que reduz o risco de fraude, a tokenização proporciona experiências de pagamento digital melhores e sem atritos, pois facilita o processo de compra.” afirma Leandro Garcia, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

“A tokenização aos poucos vem se tornando a peça-chave para o ecossistema digital, agindo como os grandes propulsores da próxima revolução digital no setor de pagamentos, a internet das coisas, que está por vir.” complementa o executivo.