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Marketing Digital - Conversion mostra qual o melhor caminho para 2023

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em parceria da Leap KMPG, a Conversion apresenta um levantamento sobre o que será tendência para o marketing digital em 2023. Por se tratar de um ano desafiador, a empresa adianta que investir corretamente será a saída para a crise. O maior desafio compreendido diante das respostas ficou para a geração de leads qualificados (60,5%), seguido por gerar tráfego orgânico (46,6%).

Principais desafios do marketing digital para 2023

Além dos dois pontos citados acima, outras questões preocupam as empresas quando o assunto é marketing digital este ano. Destaque para:

– Conectar as estratégias de marketing e vendas: 42,6%;

– Criar estratégias baseadas em dados: 39,3%;

– Criar uma comunidade engajada: 37,8%;

– Reduzir custos de mídia paga: 33,8;

– Acompanhar todas as tendências: 27%

– Desenvolver cultura de experimentos: 26,5%

– Calcular o ROI das ações: 19,4%;

– Concorrência: 18,1%.

Entre as conclusões do levantamento, gerar leads qualificados, tráfego orgânico e conectar as estratégias de marketing digital são o maiores desafios para 2023.

Canais mais utilizados no marketing digital até o momento

Um outro ponto abordado pela pesquisa foi em relação aos canais digitais utilizados no momento. A maioria dos respondentes disse que Instagram, Google e Facebook estão entre os principais.

Apesar de considerados tendências e fundamentais, apenas 15,9% das empresas afirmaram investir em podcast e só 26,7% estão no TikTok. Por falar em baixa aderência, somente 2,5% arriscam investir no metaverso por ora

Quais os canais de marketing digital terão mais investimento este ano

Como de costume, o Google é muito utilizado para o marketing digital nas empresas. Este ano, no entanto, a tendência de aposta no canal será ainda maior, com 53,4% delas pretendendo atuar com mais força.

YouTube se mostra uma plataforma de interesse das companhias, uma vez que 45,6% pretendem aumentar a presença em 2023

Apesar de ainda relevante, o Facebook perde quando o o assunto é aumento de presença no canal — a rede social alcança apenas a 10ª posição entre as outras.

Marketing de conteúdo como estratégia

Até o momento, marketing de conteúdo, social media e mídia paga (Ads) são os recursos mais considerados pelas empresas. Ainda assim, o SEO segue praticamente empatado, com 68,3% de investimento. Em 2023, marketing de conteúdo, SEO e mídia paga serão os líderes de investimento.

Estratégia de social media, como mostra o estudo, sofreu queda de investimento, ficando atrás de inbound marketing, mídia paga, SEO e marketing de conteúdo

Mídia continua em 2023

Mesmo trazendo alto custo para as empresas, a mídia paga se apresenta mais eficiente quando o se fala em entrega de resultados — 56,2% das empresas concordam com isso. No entanto, o investimento em mídia paga não crescerá em 2023, uma vez que entende-se cada vez mais a importância dos resultados a longo prazo.

Empresas percebem cada vez mais que o resultado a longo prazo do marketing de conteúdo é mais vantajoso ao negócio

Tanto é fato que 40,1% dos negócios confirmam o bom resultado a partir do marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo por vídeos, no entanto, trouxe pouco resultado, tornando-se uma incógnita para os investimentos neste ano.