Logo E-Commerce Brasil

Sindicato convoca greve de 4 dias nas instalações da Amazon na Alemanha

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O sindicato Verdi convocou trabalhadores de seis instalações da Amazon na Alemanha para entrar em greve na noite de domingo (28) por quatro dias, na última tentativa de tentar forçar o grupo de comércio eletrônico dos EUA a reconhecer acordos coletivos de trabalho.

A instituição disse que as greves nos sites da empresa em Rheinberg, Werne, Koblenz, Leipzig e em dois locais em Bad Hersfeld sinalizaram um “início não oficial” para negociações para o varejo e a indústria de mala direta, que devem começar nas próximas semanas.

“A Amazon está lucrando com a crise do coronavírus. Só por esta razão, a evasão salarial deve ser interrompida por aí”, disse o representante do Verdi, Orhan Akman.

O sindicato está exigindo um aumento salarial de 4,5% para os trabalhadores do setor de varejo e mala direta. “Isso também deve ser possível na Amazon este ano”, disse Akman.

A varejista norte-americana tem enfrentado uma longa batalha com sindicatos na Alemanha por melhores salários e condições para os trabalhadores de logística, que frequentemente fazem greves desde 2013.

Amazon afirma que entregas não foram afetadas

O grupo norte-americano disse na segunda-feira (29) que as entregas não foram afetadas por greves em seis de suas unidades na Alemanha.

Um porta-voz da Amazon disse que mais de 90% dos funcionários em seus sites de logística alemães estavam trabalhando normalmente, acrescentando que os funcionários estavam desfrutando de “excelentes salários, excelentes benefícios adicionais e excelentes perspectivas de carreira”.

A Alemanha é o maior mercado da Amazon depois dos Estados Unidos.

Leia também: Amazon vai doar R$ 5,3 milhões para construção de fábrica de vacinas do Butantan

Fonte: Reuters