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Segurança em aplicativos é prioridade para 86% dos brasileiros

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Dentro do ecossistema de aplicativos, a Appdome descobriu que os brasileiros são bastante exigentes em relação a segurança das plataformas. Isso porque 85,9% disseram ser tão ou mais importante quanto novas funcionalidades. O Brasil também se destaca por ter uma das maiores taxa de celulares Android do mundo.

Imagem virtual de um smartphone

Vale lembrar que, de acordo com um estudo da GSMA, em 2021, as tecnologias e serviços móveis geraram 7,4% do PIB da América Latina. Tal contribuição totalizou mais de US$ 345 bilhões de valor econômico agregado e, adicionalmente, gerou mais de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos. É esperado que até 2025 essa contribuição cresça cerca de US$ 20 bilhões.

Média de segurança brasileira é acima da global

A média considerada pelos brasileiros em relação a segurança dos aplicativos regula com a global, que é de 86,3%. Por outro lado, apenas 14,2% dos consumidores brasileiros priorizam funcionalidades em detrimento da segurança. Os números permitem afirmar que uma maioria significativa dos consumidores brasileiros considera a questão de segurança antes de obter novas funcionalidades em aplicativos móveis.

Quando se trata de responsabilizar as marcas pela segurança dos aplicativos, 77,1% dos usuários de Android e 78,7% dos usuários de iOS disseram que “provavelmente” ou “muito provavelmente” abandonariam uma marca se sofressem uma violação. Por outro lado, os brasileiros estão mais dispostos a promover e defender marcas que protegem seus dados e uso dos seus aplicativos. Quando se trata de promover marcas, os brasileiros são fiéis e se tornam fortes advogados da marca nas mídias sociais — 45,6% dos usuários de Android e 53,3% dos usuários de iOS.

Expectativas de mulheres vs homens

No Brasil, tanto homens como mulheres têm opiniões semelhantes sobre as consequências e benefícios de proteger o uso de aplicativos móveis. Ambos acreditam que todos os aplicativos devem ter a maior segurança possível, esperando que essas ferramentas tenham proteção avançada para os usuários que as utilizam permanentemente.

Em termos de números, 55% das mulheres e 47,7% dos homens afirmaram que “muito provavelmente” abandonariam um aplicativo se fossem invadidos ou hackeados. Além disso, mulheres (51,3%) e homens (45,5%) defendem fortemente as marcas que protegem os seus dados nos apps que usam. O estudo completo pode ser baixado aqui.