Dentro do ecossistema de aplicativos, a Appdome descobriu que os brasileiros são bastante exigentes em relação a segurança das plataformas. Isso porque 85,9% disseram ser tão ou mais importante quanto novas funcionalidades. O Brasil também se destaca por ter uma das maiores taxa de celulares Android do mundo.
Vale lembrar que, de acordo com um estudo da GSMA, em 2021, as tecnologias e serviços móveis geraram 7,4% do PIB da América Latina. Tal contribuição totalizou mais de US$ 345 bilhões de valor econômico agregado e, adicionalmente, gerou mais de 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos. É esperado que até 2025 essa contribuição cresça cerca de US$ 20 bilhões.
Média de segurança brasileira é acima da global
A média considerada pelos brasileiros em relação a segurança dos aplicativos regula com a global, que é de 86,3%. Por outro lado, apenas 14,2% dos consumidores brasileiros priorizam funcionalidades em detrimento da segurança. Os números permitem afirmar que uma maioria significativa dos consumidores brasileiros considera a questão de segurança antes de obter novas funcionalidades em aplicativos móveis.
Quando se trata de responsabilizar as marcas pela segurança dos aplicativos, 77,1% dos usuários de Android e 78,7% dos usuários de iOS disseram que “provavelmente” ou “muito provavelmente” abandonariam uma marca se sofressem uma violação. Por outro lado, os brasileiros estão mais dispostos a promover e defender marcas que protegem seus dados e uso dos seus aplicativos. Quando se trata de promover marcas, os brasileiros são fiéis e se tornam fortes advogados da marca nas mídias sociais — 45,6% dos usuários de Android e 53,3% dos usuários de iOS.
Expectativas de mulheres vs homens
No Brasil, tanto homens como mulheres têm opiniões semelhantes sobre as consequências e benefícios de proteger o uso de aplicativos móveis. Ambos acreditam que todos os aplicativos devem ter a maior segurança possível, esperando que essas ferramentas tenham proteção avançada para os usuários que as utilizam permanentemente.
Em termos de números, 55% das mulheres e 47,7% dos homens afirmaram que “muito provavelmente” abandonariam um aplicativo se fossem invadidos ou hackeados. Além disso, mulheres (51,3%) e homens (45,5%) defendem fortemente as marcas que protegem os seus dados nos apps que usam. O estudo completo pode ser baixado aqui.