Logo E-Commerce Brasil

Brasil é um dos países com a maior taxa de celulares Android no mundo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

No universo dos smartphones, duas empresas são líderes absolutas no mercado de sistemas operacionais móveis: Android (Google) e iOS (Apple), com quase 99,4% de participação. É o que revela o estudo da CupomValido, com dados da Statista e Statcounter.

No Brasil, a última versão do iPhone é quase 75% mais cara do que nos Estados Unidos (país com o menor preço no mundo)

A preferência, no entanto, é significativamente diferente em cada país. O Brasil, por exemplo, é um dos países com as maiores taxas de Android frente ao iOS. Nesse caso, mais de 81% das pessoas utilizam o Android, contra 18% de iOS.

Líder em relação a taxa de Android, a Índia revela mais de 95% de uso no sistema operacional, contra 3% do iOS. Na direção contrária, o Japão possui 69% da sua população utilizando celulares com iOS. Vale destacar que, em 2022, as compras por aplicativos renderam cerca de US$ 415 bilhões ao e-commerce.

Por que os brasileiros utilizam mais Android que iOS?

O preço é sem dúvida um dos principais fatores. No Brasil, a última versão do iPhone é quase 75% mais cara do que nos Estados Unidos (país com o menor preço no mundo).

Além desse fator, o baixo poder aquisitivo da população contribui para essa disparidade — agravado pelo fato de o dispositivo da Apple ser importado e atrelado ao dólar. Em geral, o Android é predominante em todos os países emergentes.

Por fim, muitos fabricantes utilizam o Android em seus smartphones, o que contribui para a variedade de modelos de celulares tanto em preço, como em tamanhos e performance. No caso do iOS, é limitado apenas para o iPhone, fabricado pela própria Apple.

Fonte: Statista, CupomValido, Statcounter