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  Redação E-Commerce Brasil

Saúde e Beleza devem dominar mercado de afiliados nesta Black Friday

Terça-feira, 02 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

A um mês da Black Friday, a data já movimenta o varejo, o que reflete diretamente no mercado de afiliação. Para este ano, dados da rede da Rakuten Advertising, empresa especializada em tecnologia e consultoria para publicidade e marketing digital, indicam que as verticais de Saúde e Beleza deverão manter a alta de vendas registrada no ano passado, neste segmento.

Setor de saúde e beleza para 2021

Conhecido por ser um canal adicional em vendas para o varejo eletrônico, o marketing de afiliados reúne, em um mesmo ecossistema de rede, marcas anunciantes, que ofertam seus produtos e serviços, e afiliados digitais, responsáveis pela divulgação destes links de venda, em troca de comissionamento a cada conversão realizada.

De acordo com os números do levantamento, em 2020, o segmento de Saúde e Bem-Estar teve alta expressiva entre as principais categorias no período: 1289%, seguido por Beleza e Cuidados Pessoais, com aumento de 789%.

A tendência para 2021 é de que estes segmentos mantenham uma boa performance durante a data, uma vez que os dados demonstram resultados positivos nos últimos meses. Na comparação entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2020, o aumento foi de 91% para Saúde e Bem-Estar e 250% para Beleza e Cuidados Pessoais.

“No ano passado, as pessoas passaram mais tempo em casa, e isso refletiu diretamente no perfil de consumo. Pela primeira vez na história, a Black Friday, que sempre teve como carro-chefe os eletrônicos, se destacou por outras categorias. Para este ano, esperamos um movimento parecido, com mais verticais em destaque, em especial as que refletem um cuidado consigo próprio ou com a casa”, explica Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising no Brasil.

Segmentos com potencial

Outros segmentos apresentaram resultados significativos no terceiro trimestre deste ano e devem impactar os números da Black Friday em 2021. Entre julho e setembro, por exemplo, a vertical de brinquedos cresceu 5654%, impulsionada pela proximidade do Dia das Crianças. Na sequência, os Periféricos (dispositivos usados para enviar ou receber informações de um computador) tiveram alta de 2444%; Viagens e Férias cresceram 620%; Telecomunicações, 323%; Flores, 217%; e, Vestuário e Acessórios, 126%.

Os números do mercado indicam um bom momento para o e-commerce. De acordo com a consultoria Ebit Nielsen, o faturamento de vendas online cresceu 41% em 2020. Mesmo após a reabertura do varejo físico, o segmento continuou a registrar bons resultados chegando ao recorde de faturamento de R$ 53,4 bilhões em vendas, durante o primeiro semestre de 2021.

Para Luiz Tanisho, afiliados e anunciantes devem estar preparados não apenas para a sexta, mas para toda semana do evento. “Os cinco dias que antecederam a Black Friday mostraram um aumento nos pedidos e vendas YOY para a rede do Brasil. Outro dado interessante é que o brasileiro tem comprado mais pelo smartphone. Nossa rede registrou que mais de 50% de todas as compras durante a Cyber Week, com exceção da Black Friday e da Cyber Monday, foram feitas usando telefones celulares”, complementa.

Assim como no ano passado, quando a taxa de conversão da rede Rakuten Advertising teve crescimento de 350%, as tendências para 2021 são otimistas. De acordo com a “Pesquisa Black Friday 2021”, sondagem anual da área de Pesquisa e Audiência do UOL para Marcas, em parceria com a MindMiners, 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções de Black Friday deste ano, o que impacta diretamente o mercado de afiliados, em especial o segmento de Ofertas e Cupons de Descontos.

Leia também: Maioria dos brasileiros planeja comprar na Black Friday em 2021, aponta Google

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