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Maioria dos brasileiros planeja comprar na Black Friday em 2021, aponta Google

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nesta quinta-feira, durante seu primeiro evento do ano sobre o tema, o Black Friday Connections, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa encomendada à Ipsos com 500 entrevistados. Entre os dados, indica que 64% dos brasileiros têm intenção de comprar na Black Friday de 2021.

“A Black Friday deste ano será única e inédita em muitos aspectos, pois recebe um consumidor transformado após quase dois anos em pandemia e, ao mesmo tempo, esperançoso com a possibilidade de retomar a vida na rua e os encontros sociais”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil. “A data neste ano não será uma reedição de 2020 e nem uma retomada de 2019, mas sim um recomeço, pois representa a inauguração de uma nova fase, um novo jeito de comprar”, completou.

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Em uma pesquisa encomendada pelo Google com a consultoria Ipsos em setembro deste ano (com 500 entrevistados), identificou-se dois perfis distintos de consumidor: um mais cauteloso, representando 44%, e um mais aberto, com 56%.

O consumidor mais cauteloso

Esse perfil é identificado pelo brasileiro mais desafiado economicamente e que, na falta de um motivo para comprar, que vai além do seu próprio desejo ou na ausência de promoções que chamem a atenção, se desconecta da data. Entre os 44% mais cautelosos, 25% estão economizando para necessidades futuras e 19% só pretendem comprar se encontrarem um ótimo desconto.

Por conta do cenário econômico desafiador, em 2021, a Black Friday terá papel ainda mais importante: o de viabilizar as compras para consumidores com o bolso mais apertado. Uma pesquisa online realizada pelo Google — que entrevistou 1 mil consumidores — mostrou que 31% dos entrevistados declararam que os varejistas podem ajudar os compradores oferecendo grandes descontos e preços muito baixos; para 20% serão as possibilidades de parcelamento, enquanto para 16% descontos progressivos que permitem comprar mais itens.

O consumidor mais aberto

Este é o consumidor que está mais conectado com seus desejos e com a Black Friday. Dos 56% que declararam estar mais abertos para a data, 37% estão economizando para comprar com desconto na Black Friday; 13% querem comprar muitas coisas, justamente por não terem comprado no ano passado, e 6% deles vão aproveitar para comprar mais presentes.

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A pesquisa também aponta que 71% dos mais abertos acreditam que sua situação financeira vai melhorar até o final do ano versus 56% dos cautelosos. Já 84% planejam comprar na Black Friday contra 49% do perfil cauteloso. Para os mais abertos ao consumo, a Black Friday já começou e 42% deles já estão pesquisando e esperando por ótimas promoções.

Sob a ótica do varejista, com esse consumidor, o desafio é outro. Ele não precisa ser convencido a comprar na Black Friday, e sim ser convencido a comprar em determinada loja. A disputa acaba sendo mostrar qual a melhor opção dentre as diversas opções disponíveis.

O que os brasileiros querem comprar

A pesquisa do Google revela que itens de vestuário e celulares estão entre as categorias que os brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday deste ano. Os principais Insights são:

  • Vestuário (62%);
  • Celulares (40%);
  • Livros e Papelaria (38%);
  • Calçados (33%);
  • Cuidado pessoal (27%);
  • Computadores (26%);
  • Comidas (23%);
  • Móveis (19%);
  • Eletroportáteis (17%);
  • TVs (16%).

Já na parte de Serviços, a o levantamento destaca passagens aéreas e hotéis com 12% de intenção durante a Black Friday 2021, percentual este próximo a diversas categorias de produtos.

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