- Impacto negativo nos resultados financeiros das empresas, com redução em inovação, qualidade e serviços ofertados;
- Aumento de preços dos serviços, o que causaria redução da demanda e da atratividade da plataforma para os prestadores de serviços, vide motoristas, restaurantes e entregadores;
- Aplicação de um desconto linear (ao menos 15%) pode punir uma empresa que busca ser mais competitiva com redução de margens e preços;
- Inibição da entrada de novas empresas e o aumento da competição nos apps de serviços de transporte individual, táxi e delivery, assim como reduz o retorno sob o investimento nas novas empresas e reforça o poder das empresas líderes do mercado.
Redução de taxas em apps de delivery pode diminuir competição, alerta Cade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) alerta para o risco de aumento de preços e redução de competição entre apps de delivery e transporte individual no Brasil.
Por meio da Nota Técnica nº 21 divulgada nesta quinta-feira (27), o Departamento de Estudos Econômicos (DEF) do Cade afirma que os artigos 17 e 18 do PL 1179/2020 que pedem desconto nas taxas de retenção dos apps podem produzir “efeitos econômicos e concorrenciais negativos”.
Em sua análise, o Cade citou quatro pontos da PL que podem criar um cenário desfavorável aos praticantes desses serviços. São eles: