Logo E-Commerce Brasil

Redes sociais nos EUA planejam limitar alcance de conteúdos políticos

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Prédio com bandeira dos EUA pendurada
Imagem: reprodução

Com a aproximação das eleições estadunidenses as redes sociais Instagram e Threads planejam diminuir a quantidade de conteúdos com teor político nos feed dos usuários. 

As mudanças limitam o alcance das postagens políticas de contas não seguidas pelos usuários. Segundo o planejamento, estas serão implementadas por padrão. 

Em caso de interesse do próprio usuário em acessar novamente esses conteúdos é possível através de alterações nas configurações da rede social.

Algoritmos políticos

A companhia, Meta, despendeu esforços para diminuir a propagação de conteúdos de política através das plataformas levando em consideração dois pontos: as recomendações dos algoritmos e a navegação direta dos usuários com outros indivíduos ou contas. 

Por meio dos algoritmos, os consumidores poderiam ser expostos a conteúdos que não se alinham com seus interesses ou até mesmo passar por excessos de conteúdos políticos oriundos de contas não relacionadas ao perfil. 

O atual diretor do Instagram, Adam Mosseri, afirma que o “threads vai hospedar as notícias, porém não as amplificará”.

Visando classificar os diferentes conteúdos dentro da rede social, a seguinte regra será aplicada: “conteúdos em potencial relacionados com assuntos como leis, eleições ou tópicos sociais”.