RA Verificada pretende garantir compra mais segura para consumidores
O Reclame Aqui lança um novo produto, voltado principalmente para pequenas empresas, que representam cerca de 80% das companhias cadastradas no site. O selo RA Verificada atesta ao consumidor a confiabilidade da loja ou serviço. Ele comprova que a empresa existe, tem estrutura de canais para atender os clientes satisfatoriamente, apresenta regularidade nas entregas, além de checar a situação financeira, a partir de dados da Serasa, SPC, Receita federal e do próprio Reclame Aqui. As informações serão atualizadas mensalmente.
O novo produto se destina especialmente às empresas que têm dificuldades de se mostrar no Reclame Aqui de maneira positiva, porque possuem um volume baixo de reclamações ou de negócios.
“É um referencial que o Reclame Aqui passa a dar. Mesmo não tendo um selo RA do consumidor, agora nós passaremos a dar um selo de verificada, que a empresa existe e que o atendimento segue as normas”, explica Gisele Paula, diretora de Relacionamento B2B do Reclame Aqui.
O selo Verificada foi criado a partir das dúvidas de 100 milhões de consumidores, que utilizam o site como fator de pesquisa decisivo antes de efetuar a compra. A imagem estará estampada na página da empresa no Reclame Aqui e poderá ser usado como referência no site próprio da loja ou prestador de serviço. Porém, empresas não recomendadas ou em análise não poderão contar com o produto.
“Sabemos da nossa responsabilidade perante o mercado. Muitos consumidores nos questionam sobre a confiabilidade de empresas. Vimos, então, uma oportunidade de negócio”, ressalta do presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas.
Para a diretora Gisele Paula, trata-se de uma evolução do serviço. “Até agora, o Reclame Aqui considerava a avaliação do consumidor – que é a mais importante – para gerar um índice para a empresa. Agora vamos trazer mais informações, com a nossa chancela”, afirma. “Vamos gerar ainda mais dados para o cliente decidir com segurança entre uma empresa ou outra na hora da compra”, acrescenta Gisele.
O custo do serviço, que inclui uma consultoria inicial e a manutenção mensal, vai variar segundo o perfil e tamanho da empresa.