Índice de tentativa de fraude no e-commerce brasileiro cresce em 2019, aponta Konduto
A taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro aumentou 14% entre 2018 e 2019, avançando de 2,20% para 2,52%. O número consta no Raio-X da Fraude, relatório elaborado pela Konduto, antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, a partir da análise dos mais de 175 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
Esta é a primeira vez em que o índice cresce desde que a Konduto começou a publicar o Raio-X anualmente, de 2017 para cá. Considerando-se a estimativa de que o e-commerce brasileiro registrou 250 milhões de pedidos no ano passado, a taxa de 2,52% de tentativas de fraude significa que uma tentativa de fraude ocorre no país a cada 5 segundos — ou ainda que a cada 40 compras online, uma tem origem fraudulenta.
“Os números reforçam que o Brasil segue como um dos campeões mundiais em fraudes cibernéticas. Mas também não significam o fim do mundo, uma vez que a taxa de tentativas de fraude no e-commerce nacional sempre variou entre 2% e 4%. Além disso, é importante lembrar que o índice de 2,52% não representa fraudes efetivas, mas tentativas de fraude. Na maioria das vezes, estas transações ilegítimas são barradas pelo sistema antifraude ou pelo próprio varejista”, diz Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.