Dispositivos móveis, aparelhos elétricos e eletrônicos lideram
De acordo com a análise da ACI, aparelhos elétricos e eletrônicos foram as compras mais populares, seguidos por itens em geral. Aparelhos elétricos e eletrônicos viram o valor de transações subir 90% no primeiro dia do evento, com uma média de valor por transação crescendo na ordem de 75 dólares (53%) na comparação com 2021, e, no segundo dia, aumentando 16%, com um ticket médio crescendo 238 dólares (37%).Varejo vem atrás
O setor de varejo mostrou um resultado variado. O varejo em geral viu um aumento de 64% no volume no primeiro dia do evento, e um incremento de 21% no segundo, com o vestuário tendo um crescimento modesto de 13% no primeiro dia. Houve um notável distanciamento de itens “descartáveis”, com consumidores tendendo a buscar produtos mais duráveis, confirmando a preocupação do comprador com a economia e as suas finanças.Crescimento do BNPL
Houve também uma mudança em como os consumidores compram. O valor médio de operações parceladas no sistema Buy Now Pay Later (Compre Agora, Pague Depois – BNPL) aumentou quase 50% (US$ 52), o que ilustra a tendência de dividir o pagamento de itens de alto valor em prestações mais em conta, confirmando a cautela do consumidor com a inflação. As operações BNPL tiveram uma taxa de aprovação recorde de 99%.Compras por dispositivos móveis estão fortes
A empresa notou um aumento de 25% no volume de transações realizadas por meio de dispositivos móveis, comparado com um aumento de 15% de operações em suportes fixos. Em relação ao ticket médio, as compras por dispositivos móveis ficaram estáveis em relação ao ano passado. Já em dispositivos fixos, como desktops, o crescimento foi de 8%, ou US$ 9, um indicativo de que os consumidores estão ficando mais confortáveis com a compra frequente através de dispositivos móveis. No entanto, as compras por meio de dispositivos fixos ainda dominam os produtos de maior valor.Cartões de Crédito e de Débito crescem com carteiras digitais
Métodos tradicionais de pagamento, os cartões de crédito e débito viram um crescimento de 22% e 25% em volume e valor de transação, respectivamente. O volume de pagamentos por meio das chamadas carteiras digitais cresceu 4% em volume, principalmente devido a informações de cartão que ficam salvas em aplicativos. As carteiras digitais facilitaram as compras, o que dá uma vantagem aos cartões de crédito e débito.Fraudes estáveis
As tentativas de fraude feitas durante o período de realização do Prime Day permaneceram estáveis, crescendo apenas 0,1% em relação a 2021, apesar do crescimento no número de transações e do aumento nas opções de métodos de pagamento. Notadamente, as tentativas de fraudes com carteiras digitais caíram 0,2%. “A grande história de sucesso por trás do Prime Day foi a segurança do consumidor", diz Erika Dietrich, líder de gerenciamento de fraude e análise de pagamentos da ACI Worldwide. “Apesar de os consumidores estarem comprando mais, pagando mais e o Prime Day ser algo visado por meses, as tentativas de fraude falharam. Parece que o avanço no sistema de gerenciamento de fraudes e as melhorias nos hábitos de segurança dos consumidores tiveram um impacto. Uma maneira mais segura de comprar está tomando forma”.Tendências globais
- União Europeia: 21% de aumento no volume de transações com um ticket médio 15% menor (ou US$ 17), indicando que o consumidor europeu está aumentando a sua preocupação com gastos opcionais à medida que a inflação na União Europeia e os gastos com energia continuam a crescer.
- América do Norte: 22% de incremento no valor das transações, com crescimento de 12% do ticket médio (US$ 14) à medida que os consumidores americanos aumentaram o tamanho da cesta de compras.
- América Latina: Grandes oscilações com aumento no volume e queda nos valores: o volume de transações quase triplicou, enquanto que o valor das compras caiu 33% (US$ 56).
- Austrália: Consumidores foram às compras com um aumento de 52% no valor das transações e o ticket médio quase dobrou com um incremento de 95% ou US$ 141.