Logo E-Commerce Brasil

Postagens no Facebook são vistas por mais pessoas que usuários imaginam, diz estudo

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

É difícil saber quem viu aquela foto da festa de sexta-feira à noite que você postou no Facebook ou quem viu o texto que você escreveu sobre como estavam vestidos tais e tais atores durante o Oscar.

Na média, cada um dos posts monitorados durante o estudo foi visto por um em cada três dos “amigos” do autor no Facebook durante o último mês de junho. Ao longo desse período, os usuários do site chegaram a cerca de 61% de seus contatos.

O estudo também perguntou aos usuários do Facebook sobre suas percepções de quantas pessoas eles alcançavam com seus posts e concluiu que eles “consistentemente subestimavam” sua audiência.

A pesquisa foi coordenada por Michael S. Bernstein, um cientista da computação de Stanford, e três membros de pesquisa de dados do próprio Facebook –Eytan Bakshy, Moira Burke e Brian Karrer.

A companhia frequentemente ajusta seu algoritmo proprietário para determinar como as postagens são exibidas nos “feeds” de amigos do Facebook. Isso vem sendo matéria de debate (link em inglês).

O estudo deve ser apresentado em uma conferência acadêmica no mês que vem.

 

Fonte: Folha de SP