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PMEs: Black Friday tem retração de 18% em relação ao ano passado, destaca Omie

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) revelou que a Black Friday não teve um impacto positivo no pequeno e médio varejo este ano, registrando uma retração de 18% em novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. O economista Felipe Beraldi, gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, destacou que mesmo na margem, a sazonalidade do período foi limitada, com a média da movimentação financeira das PMEs do comércio aumentando apenas 0,7% em novembro de 2023 em relação a outubro do mesmo ano.

(Imagem: Freepik)

O IODE-PMEs foi desenvolvido pela Omie para acompanhar as atividades econômicas das PMEs, utilizando dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de mais de 130 mil clientes, cobrindo 678 CNAEs. A pesquisa buscou oferecer uma análise setorial do mercado de PMEs no Brasil, considerando filtros estatísticos e deflacionando os dados com base no IGP-M (FGV) para observar a evolução das movimentações financeiras em termos reais.

Funcionando como um termômetro econômico para empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, o levantamento analisou 678 atividades econômicas divididas em quatro setores: comércio, indústria, infraestrutura e serviços. A análise prévia da Black Friday comparou a movimentação financeira média diária dos últimos 12 meses de 69 segmentos do varejo.

Segmentos que cresceram

Dos segmentos monitorados, apenas 22 apresentaram crescimento no faturamento, entre eles:

– Livros;
– Artigos de colchoaria;
– Artigos do vestuário e acessórios;
– Artigos esportivos;
– Plantas e flores naturais.

Segmentos com performance negativa e queda

Demonstraram um desempenho negativo na Black Friday:

– Eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Equipamentos de telefonia e comunicação;
– Equipamentos para escritório.

Enquanto os segmentos a seguir apresentaram queda em relação ao mesmo período de 2022:

– Equipamentos e suprimentos de informática;
– Móveis e calçados.

O economista também ressaltou que “o comércio varejista vem perdendo força, o que tem a ver com os efeitos de uma taxa de juros mais elevada sobre o consumo, assim como a retomada nos últimos anos da demanda das famílias por serviços. Neste contexto, “é evidente que o nível de endividamento das famílias também pesa negativamente no ímpeto do consumo”, complementou.

No acumulado do ano até outubro de 2023 (último dado mensal fechado do IODE-PMEs), enquanto o índice mostra crescimento de 6% do setor, muito influenciado pelo comportamento da Indústria e de Serviços,

O setor de serviços não variou

Enquanto o comércio apresentou retração de 4,7% na comparação com igual período do ano passado, o setor de serviços não foi significantemente impactado pela Black Friday. A média diária do faturamento das PMEs de serviços avançou 9,1% em novembro de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. No acumulado entre julho e outubro de 2023, o segmento registrou um aumento de 10,2% em bases anuais.