Logo E-Commerce Brasil

PIX, plataforma de pagamentos instantâneos do BC, deve ajudar a baixar custo operacional do varejo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse em um vídeo gravado na segunda-feira e exibido hoje, durante evento sobre o PIX, que “a possibilidade de consumidores fazerem saques em lojas que será aberta pelo PIX, vai baixar o custo operacional da negociação no varejo”.

A informação é da Reuters e diz que Campos Neto afirmou “que essa será uma solução, considerando a realidade de muitas cidades, especialmente no interior do Norte e Nordeste, onde há dificuldade para transporte de numerários.”

Impactos do PIX

O E-Commerce Brasil já havia publicado artigo sobre os impactos do PIX, princialmente no comércio eletrônico.

O articulista Rodolfo Oliveira da Silva lembrou que há no mundo, atualmente, 54 países que realizam Pagamentos Instantâneos (PI) e que desde a publicação do Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro 2013, o BC vinha incentivando o desenvolvimento dessa ideia.

O principal objetivo do BC, com o PIX, é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil, por meio da criação de um novo meio de pagamento que ajudará no processo de digitalização do mercado brasileiro.

O PIX será, na visão de Rodolfo, um grande divisor de águas na indústria online, sendo uma forma de pagamento mais amigável, sem atritos na experiência de compras do consumidor, sem mudanças de telas no checkout, funcional e transparente para todos os tipos de devices, além de não ter custos abusivos aos e-commerces.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse ainda, segundo a Reuters, que há cidades que não têm caixas eletrônicos e que o PIX pode ajudar nesse sentido, com a participação dos comércios locais.

Campos Neto disse que a “ideia é fazer com que qualquer estabelecimento comercial seja um lugar onde as pessoas possam sacar dinheiro. Isso vai ser bom para as pessoas, porque elas vão precisar ter menos dinheiro na carteira. Vai ser bom para os estabelecimentos porque vão otimizar o volume de dinheiro que vão manter em estoque”.