Logo E-Commerce Brasil

Pinterest revela tendências de consumo para 2024 e loja física para compra de produtos

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Elaborado pela mesma equipe que antecipou a tendência Decorgumelos de 2023, relatório anual do Pinterest analisou bilhões de pesquisas de mais de 480 milhões de pessoas no mundo inteiro. Vale lembrar que, em 2022, o mesmo estudo previu a chegada da era “Um arco-íris no guarda-roupa”, com uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo.

Imagem de um tablet logado no Pinterest
Pinterest apresenta as 23 principais tendências de consumo para 2024, separadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem, criação de filhos…

Pinterest terá loja física de venda de produtos

Durante apresentação para a imprensa, executivos do Pinterest também contaram uma novidade da plataforma. Em 2024, moradores de Nova Iorque terão o privilégio de comprar e experimentar produtos em uma loja física do Pinterest. No entanto, a ideia a princípio é que o ambiente seja temporário, com evento programado para somente 5 dias.

A seguir, você acompanha as 23 principais tendências para 2024, separadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem, criação de filhos, entre outros.

Vovôcore

Neste ano, em vez de refletir os conceitos do “novo” e da “juventude”, o setor de moda vai abusar da excentricidade ao olhar para o passado com os óculos de grau dos nossos avôs. O foco vão ser as peças retrô e os looks vintage personalizados. Isso porque a geração Z e os boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

Viva a água-viva

Lançamento em primeira mão: da decoração à alta costura e ideias de beleza, em 2024, nossa musa vai ser a transparente e fascinante água-viva.

A geração Z e os millennials estão impulsionando essa tendência, com pesquisas por itens, roupas (220%) e até mesmo cortes de cabelo inspirados por esse misterioso animal marinho. Aqui, os destaques vão para as tendências “luminária de água-viva” (95%), “touca jellyfish” (220%) e “corte água-viva” (615%).

Uma gracinha de cozinha

No próximo ano, a geração X e os boomers vão investir no design da cozinha, com itens clássicos (o pinguim de geladeira não pode faltar!), eletrodomésticos vintage e cores berrantes como o rosa retrô.

Enquanto cozinha tradicional rústica está em baixa na plataforma, o termo “cozinha excêntrica” sobe 160% nas buscas.

Cantinho do café

A vibe agora é montar um ambiente de cafeteria em casa. Com pesquisas por termos como “cafeteria com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”, pessoas estão criando o espaço perfeito para curtir com os amigos no aconchego do lar. Apenas como termômetro, o termo “kafe aesthetic” cresceu 820% nas pesquisas.

Mais é mais

Em 2024, na hora de escolher estilos e acessórios, a regra é uma só: menos básico e mais borogodó. Os millennials e a geração Z vão liderar a procura por looks grandes e grandiosos para combinar com seu estilo ousado. Coque de cabelo grande (230%) e joias de visual escultural (75%) são os termos mais buscados.

Azul a mil

O azul está no ar. E também na sombra, na sobrancelha, nos cabelos e nas unhas das pessoas, independente do gênero. Em 2024, essa tendência de beleza versátil e ousada vai ganhar destaque com uma mãozinha da geração Z e dos millennials. Apenas como dica, o termo “fun blue nails” (ou unhas azuis divertidas) teve mais de 260% de procura.

Lançando laços

Um laço pode ser um detalhe fofo e delicado, mas também pode ser um look inteiro que rouba a cena por onde passa. Todas essas versões vão ganhar as ruas em 2024 graças aos millennials e à geração Z, que têm impulsionado as pesquisas por “roupa com laço” (190%), “colar de laço” 180%, “salto com laço” (40%) e muito mais.

Raquete diferente

Ninguém vai deixar a peteca cair em 2024. Essa poderia ser só uma frase motivacional, mas é a nova estética que os millennials e a geração Z vão trazer das quadras para as ruas: o badminton.

E vemos isso com o aumento nas pesquisas por “roupa de badminton” (80%), “jogando badminton” (45%) e, claro, “raquete de badminton” (80%).

O amor é hippie

Os casamentos de 2024 vão ser mais hippies do que nunca: essa inspiração que vem direto dos anos 70 traz flores por toda parte, detalhes boho e, claro, muita música disco.

Sem desperdício

Com pesquisas como “receitas com sobras”, as pessoas no Pinterest têm mostrado que a nova tendência é reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

Mashup mexido

Em 2024, vai ter mais gente misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas tão deliciosas quanto divertidas.

Cheeseburger tacos, por exemplo, teve um acréscimo de buscas em 255% no Pinterest. Outro prato que aparece entre os mais pesquisados é o carbonara ramen, com 165%.

País tropical

Com o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” (70%) e “coco aesthetic” (35%), já sabemos que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.

De corpo inteiro

Em 2024, a geração Z e os boomers vão mostrar que nem só de rosto vive o skincare, e que rituais dignos de spa merecem mais espaço nas nossas rotinas. Tal descoberta do Pinterest chega a partir do aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

Devagar e sempre

Em 2024, a proposta vai ser pegar leve, curtir a preguiça e ficar de bobeira. Com pesquisas por “hotel para staycation” *70%) e “vida calma” (60%), a geração Z e os millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.

Papo profundo

As pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional” (40%), “perguntas para casais se reconectarem” (480%) e “perguntas para conhecer os amigos” (85%) mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

Chá de fofura

Pesquisas como “ideias para mesversário” (90%), “ideias de recompensas para o desfralde” (100%) e “festa do primeiro dente” (40%) indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

Gótico sertanejo

A plataforma do Pinterest teve aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico”, entre outras. Por isso, em 2024 a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo.

Pra tanto, pessoas da geração Z e boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.

A nova era do jazz

Em 2024, os millennials e a geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” (180%) e “look clube de jazz” (65%).

Cada um no seu aquário

Vai ficar mais fácil dar vida (marinha) à decoração em 2024. Com pesquisas por “design de aquário pequeno” (245%), “terrário para tartaruga” (135%) e ideias de temas para ambientes de peixes (410%), os millennials e a geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

Combate ao estresse

As tendências de alto impacto estão de volta levando as lutas e artes marciais para mais espaços. Em 2024, a geração Z e os millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca. E, claro, vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing” (60%), “jiu-jítsu” (30%) e “karate kumite” (190%).

Economia divertida

Cresce também as pesquisas por “cartão de crédito personalizado” (140%), “cofrinho de bichinhos” (75%) e “cofre de porquinho aesthetic” (35%). Portanto, a geração Z e os millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.

Picape lifestyle

No próximo ano, as pessoas da geração Z e os boomers vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras com tudo o que elas têm direito — começando pelo visual incrível dessa tendência. Termos de pesquisa como “acampamento off-road” (90%), “carro off-road” (40%) e “rodas off-road” (70%) que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

Metal sensacional

Que tal um metal mais original? Essa tendência chega a partir de pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio” (45%), “unha metalizada” (298%) e “modelo de porta de alumínio” (70%).

Ou seja, pessoas da geração Z e millennials estão em busca de novos brilhos metalizados no Pinterest, seja nos acessórios, unhas e roupas, assim como nos mais variados objetos de decoração.