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Pesquisa Nielsen: brasileiro está menos confiante

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Nielsen divulgou seu estudo Confiança do Consumidor, referente ao quarto trimestre de 2015, que mede ase perspectivas de empregos locais, finanças pessoais e intenções imediatas de gastos.

No Brasil, a confiança dos brasileiros teve uma baixa de três pontos, quando comparada com o terceiro trimestre, caindo para 76. Essa foi a pontuação mais baixa de 2015, pois no começo do ano o número era de 88. Neste caso, 93% dos brasileiros disseram que estão vivendo em um período de recessão, enquanto o mesmo índice no segundo trimestre era de 85%. Sobre as perspectivas de emprego, 41% consideram não tão boas, 40% ruins, 13% boas e 4% excelentes.

De acordo com o estudo, na América Latina o índice de confiança do consumidor se manteve durante 2015 em uma média de 83 pontos, 14 pontos abaixo do índice global de 2015. Os países com melhor índice são o Peru e a Colômbia.

Sobre as principais preocupações ao redor do mundo, na América Latina a Economia aparece com 44%, seguida pela Estabilidade no Trabalho (24%), Crime (21%), Aumento nas contas de serviços públicos (17%) e Saúde (16%).

Os latinos também foram avaliados na forma como gastam o dinheiro excedente. Em relação à economias, 45% investe na poupança; 35% pagar dívida e cartões de crédito; 10% investimentos; e 6% aposentadoria. Sobre os gastos, 25% investem em roupas novas; 24% férias; 30% entretenimento fora de casa; 17% novas tecnologias; e 19% melhorias no lar.

Para economizar, as estratégias de 53% estão em diminuir gasto com entretenimento, 50% em gastar menos com roupa nova e 50% diminuir gastos com comidas prontas.

Fonte: Propmark