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PayPal expande serviço grátis de devoluções para 5 mil lojas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O PayPal está expandindo o acesso ao serviço de devoluções adquirido no ano passado, o “Happy Returns”, disponibilizando-o para os comerciantes do PayPal Checkout sem custo adicional. A empresa de pagamentos informou, nesta segunda-feira (28), que os comerciantes agora podem usar o software do portal de troca e devolução gratuitamente.

Além disso, a empresa confirmou a parceria com a Ulta Beauty para lançar locais de devolução gratuita em mais de 1,3 mil locais Ulta nos EUA. A expansão da Ulta Beauty começará inicialmente com lojas de varejo selecionadas e chegará a mais locais ao longo do ano. Esta é a primeiro grande mudança que o PayPal fez com a Happy Returns desde a aquisição do software e do serviço de logística em 2021.

Desde então, o número de locais do Return Bar quase dobrou, de 2.600 na época do acordo para mais de 5.000, com a inclusão da Ulta Beauty. Essas barras de retorno estão disponíveis nos EUA, e o PayPal observa que 78% dos americanos agora moram em um raio de 16 quilômetros de um desses locais.

Para usar o serviço de devoluções, os clientes não precisam visitar um site separado. Em vez disso, se um varejista oferecer suporte a Happy Returns, o cliente iniciará o processo de devolução diretamente no site do varejista. Ao fazer isso, eles receberão um QR code que podem levar para o local da Return Bar mais próximo junto com o item, se os comerciantes oferecerem suporte a isso. Eles não precisam embalar o item ou trazer uma caixa ou etiqueta.

Quando o QR code é digitalizado, os clientes recebem um reembolso imediato. O item é então colocado em uma sacola reutilizável ao lado de outras devoluções naquele local. Essa sacola é coletada e enviada para uma instalação de processamento, o que reduz o número de remessas que precisam ser feitas, explica o PayPal.

Os parceiros de varejo da Happy Returns exibirão sinalização na loja na entrada da loja e no checkout para alertar os clientes sobre o serviço. Além disso, depois de devolver o item, os clientes recebem um cupom do parceiro de varejo do local para incentivá-los a fazer uma compra enquanto estiverem na loja. O processo é semelhante ao modo como as devoluções da Amazon funcionam em seus próprios parceiros de varejo, como a Kohl’s.

O uso do serviço vem ganhando adoção ao longo do ano passado, à medida que a adoção de compras online continua a crescer. O PayPal diz que os retornos pessoais em suas Happy Returns Bars foram quase quatro vezes maiores em fevereiro de 2022 do que em fevereiro de 2021, por exemplo. Também dobrou o número de parceiros varejistas de 2020 a 2021, que agora inclui Everlane, Rothys, Gym Shark, Mack Weldon e outros. Além da Ulta Beauty, os compradores podem levar suas devoluções para locais de varejo compatíveis, como Staples, FedEx, PaperSource, Cost Plus World Market e muito mais.

Para comerciantes do PayPal, o Happy Returns agora estará disponível sem custo extra, mas as taxas de checkout do PayPal ainda serão aplicadas. Os comerciantes também podem optar por usar o software e o portal para gerenciar suas devoluções e trocas, sem também usar a rede Return Bars nos EUA. painel onde eles podem executar relatórios detalhados de dados de devoluções e responder a consultas de clientes relacionadas a devoluções em tempo real.

Os comerciantes que oferecem suporte para barras de retorno pagarão taxas adicionais, que o PayPal não divulgará publicamente. Mas o PayPal observa que os clientes economizarão com o envio de devoluções agregadas e taxas de transportadora com desconto.

“Embora os consumidores tenham aumentado sua frequência de compras on-line, as devoluções geralmente são uma experiência ‘pessoal’ e são caras e desafiadoras para os comerciantes”, disse David Sobie, vice-presidente de Happy Returns do PayPal, em um comunicado. “Nossa parceria com a Ulta Beauty amplia nossa rede de entregas pessoais e oferece aos compradores on-line mais opções para concluir as devoluções – as Barras de Retorno trazem novos clientes às lojas e oferecem aos comerciantes uma maneira mais econômica e prática de gerenciar sua logística reversa.”

O PayPal não divulgou quanto pagou para adquirir a Happy Returns, mas observou em um arquivo da SEC que foi uma das quatro aquisições em 2021, sem incluir a Paidly, que juntas totalizaram US$ 542 milhões. O PayPal já havia sido um investidor estratégico na empresa, que havia sido avaliada em US$ 55 milhões após sua rodada B de 2019, de acordo com os dados do PitchBook.

O serviço da Happy Returns foi projetado para facilitar a concorrência de comerciantes menores com gigantes do comércio eletrônico como Amazon e Walmart, que permitem retornos fáceis para seus clientes por meio de suas pegadas físicas – Amazon com seu Whole Foods ‘, suas outras lojas de varejo e vários parceiros, e Walmart com suas próprias lojas. O tráfego de pedestres em potencial que vem da oferta de um balcão de devolução da Amazon ou sistema de armário na loja levou varejistas como Kohl’s e Stein Mart a abraçar o inimigo, atendendo aos compradores com devoluções da Amazon em suas próprias lojas.

A Ulta havia testado o serviço Happy Returns antes de hoje e, da mesma forma, relatou que foi “incentivado” pelo aumento do tráfego na loja e do envolvimento na loja que viu como resultado.

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Fonte: Tech Crunch