Mercado Livre e Mercado Pago se uniram para lançar um curso voltado a empreendedores negros no Brasil. A iniciativa foi anunciada durante a última edição da Feira Preta, onde o ecossistema de serviços financeiros e para e-commerce da companhia esteve presente para apoiar o afroempreendedorismo e a inclusão financeira desses profissionais.
O curso ‘Empreendedorismo Digital’ está sendo disponibilizado aos mais de 1.200 empreendedores que se inscreveram desde dezembro. Com inscrições abertas ao longo de todo ano, essa trilha de conhecimento 100% gratuita e online se consolida como importante ferramenta de formação, inspiração e inclusão desses profissionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente na plataforma do curso.
Conteúdos abordados
Desenvolvida a partir dos temas mais recorrentes dessas empresas com milhares de empreendedores pelo Brasil, a trilha de conhecimento inclui:
– sete videoaulas;
– e-book;
– e entrevistas com especialistas e afroempreendedores, que compartilharam suas experiências reais de atuação no Brasil.
Legendado, o conteúdo conta ainda com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais. Os temas selecionados e abordados nas videoaulas são:
– profissionalização do negócio;
– educação e gestão financeira;
– digitalização do negócio;
– comunicação e marketing digital;
– atendimento e pós-venda;
– planejamento de curto, médio e longo prazos;
– e precificação.
Curso conta com especialistas de peso
Além de especialistas em e-commerce e serviços financeiros, dentre os empreendedores entrevistados estão: Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e Instituto Feira Preta; Iago Santos, fundador e CEO da startup Traz Favela; Willian André, fundador e CEO da grife Afroperifa; Karen Santos, CEO e cofundadora da UX para Minas Pretas; e Alan Soares, fundador do movimento Black Money.
As aulas somam cerca de 50 minutos, que podem ser consumidos de forma fragmentada, a qualquer momento e através de qualquer dispositivo conectado à internet. Ao final, um certificado é disponibilizado aos alunos.
Apoio ao afroempreendedorismo
Desde 2018 o Mercado Livre é parceiro da Pretahub, por meio da qual impulsiona o afroempreendedorismo no Brasil, dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro. Por meio dessa parceria, seu ecossistema apoia os conteúdos do Afrolab, programa que apoia e acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços.
Além disso, há mais de um ano, a plataforma disponibiliza uma loja oficial para os empreendedores da Feira Preta, que reúne mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração de 70 negócios e marcas curados diretamente pelo festival. O espaço se tornou um importante canal adicional de venda para esses empreendedores, que usufruem do alcance e visibilidade da plataforma durante todo o ano.
Apoiada por uma estratégia de diversidade e inclusão, a companhia tem realizado ações intencionais, por meio das quais atua para mudar a diversidade da sua população interna — e, sobretudo, para ampliar sua população negra e contratar, promover e desenvolver a liderança de forma inclusiva.
Como consequência, nos últimos dois anos, o ecossistema formado pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago triplicou sua população negra no Brasil, chegando à marca de 43% de colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos. Desses, 18% ocupam cargos de liderança — acima dos principais indicadores de mercado.