Com a vacinação de adultos sendo ampliada, as intenções de viagem crescem e muita gente já começa a se planejar. Os brasileiros pretendem
voltar a viajar pelo país ainda neste semestre ou na primeira metade de 2022. As viagens serão de avião, para hotéis confortáveis em destinos de praia, montanha e cidades do interior. Essas conclusões estão no relatório “Insights para o Turismo 2ª edição: as viagens de lazer em um mundo pós-vacina”, realizado pelo laboratório de inteligência de mercado em viagens TRVL Lab em parceria com empresas de tecnologia de pagamentos Elo.
O estudo foi realizado com o objetivo de aportar conhecimento relevante para a indústria de viagens e
turismo e entrevistou viajantes de todas as regiões do Brasil. Como resultado, trouxe insights sobre as principais transformações de comportamento e consumo criadas e aceleradas na pandemia, bem como o sentimento dos brasileiros em relação às viagens de lazer no pós-vacina.
Além de trazer uma perspectiva animadora de reaquecimento setorial, o relatório sinaliza a relevância do meio digital: metade dos consumidores pretendem adquirir os serviços para as próximas férias utilizando agências online.
Os dados encontrados também reforçam a importância de o segmento de turismo e lazer investir em comunicação e na jornada de compra do cliente. Segundo o documento, 44,52% das pessoas se motivam a planejar a próxima viagem ao encontrar uma ótima promoção de voo ou hotel.
Além disso, na hora da compra, o fator que mais pesa na decisão de passagens aéreas e hospedagem é o preço – que foi mencionado por 81,98% no caso dos bilhetes de avião e 78,81% no caso da hospedagem. Logo na sequência, em relação às passagens, os consumidores disseram estar atentos à facilidade de reserva ou de aquisição (citado por 58,24% dos participantes) e à forma de pagamento (56,92%).
Portanto, não resta dúvida sobre a necessidade de colocar foco, neste momento, em comunicações que chamem a atenção para preços competitivos ou condições especiais de pagamento.
Vale notar que esse último item é relevante para a maioria dos consumidores entrevistados. Por isso, se o seu e-commerce oferece uma variedade reduzida de opções de pagamento, esta é uma boa hora para repensar a estratégia. Avalie a possibilidade de ser tão múltiplo quanto possível: crédito à vista, crédito parcelado sem ou com juros, pagamento com mais de um cartão, débito, carteiras virtuais. Dar alternativas para o consumidor democratiza o acesso ao serviço que sua empresa oferece e, assim, aumenta a chance de que o cliente finalize a compra.
Entenda seu consumidor
A seguir, confira alguns insights da pesquisa:
• Durante a pandemia, houve um aumento da preocupação com a saúde em geral, bem-estar, saúde mental e tempo de qualidade em família. Esse pode ser um forte indicativo de transformações de comportamento duradouras na direção do autocuidado e da qualidade de vida.
• Para a maior parte dos brasileiros, relaxar e descansar são o principal motivo para realizar viagens de lazer. A seguir aparecem como motivação: diversão; desejo de conhecer novos lugares; e celebração da vida e dos momentos.
• Depois de um período difícil e de distanciamento, os viajantes desejam viver novas experiências e aproveitar para usufruir de cada momento que a vida possibilita. Para isso é importante que destinos e fornecedores de turismo estejam de olho nas oportunidades, pois a velha programação de lazer não atenderá ao desejo ampliado de viver. É preciso turbinar a experiência e entregar oportunidades de momentos memoráveis.
• A intenção de viagens para o pós-vacina continua concentrada no Brasil e o turismo de sol e praia é o queridinho nacional.
• É hora de reforçar a comunicação e o relacionamento com clientes, demonstrando a infinidade de opções disponíveis.
• É fundamental conhecer em profundidade o perfil do seu cliente e entender como cada ponto da jornada é percebido e desejado por ele.
• Neste momento, encontrar uma ótima promoção de voo ou hotel é um bom motivador para planejar uma viagem, mas as histórias de satisfação de conhecidos também têm um peso importante.
• Lembre-se o cliente atual é mais digital e multicanal. Ele está considerando todas as opções e conveniência com informação especializada e customizada.
• O momento nunca foi tão propício para fortalecer as relações com a sua base de clientes, criando vínculos duradouros.
• Empresas turísticas aprenderam a trabalhar de forma mais enxuta com mais posições multifuncionais. É hora de aproveitar este aprendizado, sem esquecer da qualidade da entrega e da experiência, pois os clientes estão ávidos por conforto, serviço encantador e diversão.
• A temporada de verão sinaliza ser histórica. Aproveite para gerar lembranças positivas marcantes.
Elo e o turismo brasileiro
A Elo mantém relação de longa data com o turismo, setor que é um dos pilares da marca. Pelo programa Elo Destinos, nos últimos anos a empresa já investiu mais de R$ 20 milhões em infraestrutura e atrativos de regiões turísticas do país.
No início da pandemia, a
Elo criou o projeto Elo do Bem, e levou cestas básicas a mais de 5,5 mil famílias que vivem do turismo. Em 2021, o projeto foi expandido para beneficiar mais de 15 mil famílias pelo Brasil que dependem do turismo e do entretenimento como principal fonte de renda.
Leia também: Setor de Turismo e de Esportes impulsionam e-commerce brasileiro, que registra 1,73 bilhão de acessos em julho