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Osram vê seu ticket médio dobrar em um ano após parceria com a Nuvemshop

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Apesar de um ano extremamente desafiador, 2021 trouxe números impressionantes para as pequenas e médias empresas: mais de R$ 2,3 bilhões de faturamento com as vendas online, 77% a mais que no mesmo período de 2020! E a Osram, empresa especializada em soluções de iluminação, com foco no setor automotivo, também viu seus números saltarem.

Rodrigo Gouveia, Account Manager Latam da Osram, conta que entrar no e-commerce já era um desejo, mas só depois de entender melhor o quanto esse movimento faria a diferença para a evolução da empresa é que o projeto aconteceu. E a parceria com a Nuvemshop viabilizou tudo isso.

Reduzir as barreiras do empreendedorismo faz parte da missão da Nuvemshop, e foi o que a Osram levou ao pé da letra quando fechou a parceria com a plataforma. Ciente do potencial que feedbacks e contato com o cliente final poderiam ter, a empresa aproveitou o movimento do mercado e foi atrás de ter seu próprio e-commerce.

O conjunto de soluções da plataforma – que inclui recursos para pagamentos, logística, marketing e experiência do consumidor, entre outros – garante ao empreendedor um ecossistema completo e favorável para potencializar o seu negócio. Dentro da Nuvemshop Next, o cliente ganha mais ferramentas, além de ter um gerente dedicado e consultoria para tomada de decisões estratégicas

A resposta é sempre o cliente

Sem um parceiro como intermediário das relações, a Osram passou a ter acesso a feedbacks mais transparentes sobre seus serviços e produtos e, com isso, as mudanças de rota foram cada vez mais assertivas. A ideia era que o e-commerce no Brasil fosse um projeto piloto, mas a iniciativa deu tão certo que a plataforma já é realidade em outros países.

Quando questionado sobre os diferenciais da Nuvemshop, Rodrigo nem hesita antes de responder: o atendimento. “O site é extremamente intuitivo, estou nessa posição há seis meses, substituindo o colega Alpoim Correa, que iniciou esse projeto com muito profissionalismo e, mesmo no início, não foi difícil seguir com o projeto. Contei com um suporte muito bom! Sempre responderam rápido, ajudaram muito a fazer as adequações à LGPD, o que foi extremamente desafiador, e têm muita transparência. Já me reportaram a solução de alguns pontos antes mesmo que eu tivesse percebido algum problema na operação”, relata.

Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil, explica que esse atendimento não é por acaso. “Esse é um dos diferenciais do da Nuvemshop Next: a presença do gerente dedicado com atendimento via WhatsApp. O objetivo é justamente que ele apoie o crescimento do negócio, como aconteceu com a Osram. Assim, realizamos nossa missão de reduzir as barreiras do empreendedorismo”, afirma o executivo.

O sucesso em números

O aumento de exposição causado pelo e-commerce e o relacionamento direto com o cliente final logo trouxeram seus frutos. No comparativo com 2020, em 2021 a Osram mais que dobrou o número de visitas ao site e a taxa de “abandono de carrinho” caiu pela metade. O faturamento também dobrou e, no quesito ticket médio, o resultado foi ainda mais impressionante: crescimento de 62%!

Diante de números tão expressivos, Rodrigo foi taxativo ao dizer que o futuro das empresas é o e-commerce. “É preciso estar no canal online para conhecermos cada vez mais nosso público e também atingirmos públicos diferentes. Em 2022, vamos focar ainda mais na nossa plataforma e fazer muita prospecção para alcançarmos resultados cada vez melhores”, finaliza.