Logo E-Commerce Brasil

O que os consumidores estão comprando ao invés de moda?

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O setor de vestuário e moda no varejo está sofrendo um “blecaute”, com queda de vendas e inclusive alguns grandes players – American Apparel, Aeropostale, Pacsun, entre outros –  estão declarando falência. Então, se o consumidor não está comprando itens de moda para cobrirem seus corpos, então o que eles estão comprando?

Segundo um relatório da MarketWatch, os consumidores estão comprando itens para mobiliar e incrementar a casa, de vários varejistas, que vendem, inclusive roupas, e esses varejistas estão vendo números bastante saudáveis na categoria de artigos para casa.

A Urban Outfitters relatou durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, que os produtos para casa tinham grande representatividade na superação de estimativas de vendas A empresa tem uma rede de mesmo nome, que vende roupas e decoração, bem como Anthropologie, Free People, home brand Terrain, e outros.

“Um crescimento significativo de dois dígitos nas categorias como casa, beleza e interiores, Terrain e BHLDN ajudou nesses resultados e que foram parcialmente compensados por reduções em determinadas categorias de vestuário”, disse David McCreight, presidente da Urban Outfitters, acrescentando que a categoria casa é “um dos maiores contribuintes” para os planos de crescimento da empresa.

Home Depot e Lowe também obtiveram resultados acima do esperado, e a Target também disse que artigos para casa também eram destaque no seu negócio, bem como, as lojas de mesma categoria que tiveram um aumento de vendas de 4%.

“Com certeza dentro das categorias gerais, o consumidor de hoje, os nossos usuários, [estão] reinvestindo em suas casas”, disse o presidente-executivo da Target, Brian Cornell. “Eles estão gastando dinheiro em melhorias para suas casas.”

Os varejistas estão desenvolvendo planos de ação nesse sentido, como a Sears que está se mobilizando para investir no segmento – com sua primeira loja focada em artigos para casa e eletrodomésticos. Já a JCPenney, anunciou recentemente que está expandindo seu novo showroom de eletrodomésticos e artigos para casa para 500 lojas.

“Mais do que nunca, os clientes estão gastando seu dinheiro para atualizar e embelezar suas casas, e acreditamos que a JC Penney está em uma posição única para oferecer uma variedade atraente dentro deste segmento, janelas, móveis e pisos”, disse o presidente-executivo Marvin Ellison.

Tudo isto aponta para uma mudança no estado de espírito do consumidor: preferimos gastar nosso dinheiro para embelezar nossas casas, em vez de adornar nossos corpos.

Fonte: The Consumerist