Em 2015, o número de gaúchos que abriram uma loja virtual no estado mais que dobrou, comparado com o ano de 2014. Foram 4.455 novas lojas só na plataforma Loja Integrada, segundo levantamento realizado no começo de março pela empresa.
A pesquisa mostrou ainda que o segmento que mais atraiu os lojistas no ano passado foi Moda e Acessórios (26%), seguido por Artesanato (8%). “Expandir a cultura local para o resto do Brasil é um nicho muito interessante para investir. Produtos regionais como o chimarrão, mate e acessórios para churrasco estão entre os mais vendidos nas lojas”, afirma Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e diretor da Loja Integrada.
PMEs de e-commerce cresceram acima do esperado em 2015
O Lojista Lucas Weber viu no comércio eletrônico uma oportunidade para expandir seus negócios para o mundo digital. A loja virtual Churrasco a Cavalo é pioneira no segmento de produtos para churrasco, chimarrão e itens relacionados à cultura Gaúcha, como as esculturas de Flavio Carvalho e outros artesãos gaúchos. “Temos clientes do país inteiro que conseguem estar mais perto do Rio Grande do Sul por meio dos nossos produtos. São Paulo e Mato Grosso estão entre os estados que mais vendemos”, finaliza Carvalho.