A aparência é complicada e pode dar nó na cabeça de muitos, mas pensar em empréstimo pessoal ganhou novos rumos. A chegada de bancos digitais é um dos motivos para isso, trazendo aos holofotes deste segmento, principalmente, o Nubank. E pensando em diferenciar-se das demais instituições financeiras, o processo da “roxinha” mirou em eficiência.
Durante o primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2022, no auditório de Tecnologia & Inovação, Maitê Balhester, diretora de Engenharia de Software de Empréstimo do Nubank, detalhou em três momentos o desenvolvimento da ferramenta de empréstimo da companhia.
1º passo
“O passo inicial para iniciar os empréstimos em nossa plataforma foi utilizar a mesma lógica de outros produtos. Neste caso, aplicamos a mesma do parcelamento de faturas, usando apenas outro tipo de processamento”, disse.
Além disso, segundo a executiva, a novidade foi aplicada com base na alta demanda por empréstimos mais simplificados. O que faltava, no caso, era a “plataformização” desta necessidade recorrente.
2º passo
Após isso, o segundo momento da implementação da ferramenta de empréstimos foi obter controle dos ciclos de vida dos empréstimos, conforme explicou a executiva do Nubank.
“Dois times gerenciam a interação com empréstimos. Isso foi importante para concluirmos a criação de uma camada de consolidação e controle do que é o empréstimo. Além disso, nossa arquitetura baseada em eventos com CQRS é de grande valia”, contou Maitê.
A reconstrução dos caminhos do empréstimo, de acordo com a executiva, tem os seguintes êxitos:
- Vantagem de saber que as falhas geram deadletters
- Evitar duplicação de operações
- Monitoramento dos comandos
- Replay automático de erros sem onerar a equipe de engenharia
Em geral, a estratégia de monitorar os processos promove a implementação e monitoramento dos processos, êxitos, falhas e problemas do produto — neste caso, o empréstimo.
3º passo
Como parte da pós-aplicação dos processos e mecanismos relacionados aos empréstimos, Maitê reitera a importância de atenção às oportunidades de evolução na arquitetura tecnológica. Dessa forma, do início ao fim, se mostra a necessidade de desenvolver novos modais. No caso do Nubank, o crescimento do banco digital foi uma mola propulsora para isso.
“Simplificar mudanças e alterações sempre foi o principal objetivo do Nubank. Acredito que o desenvolvimento do planejamento visando os bastidores dos produtos tornou-se uma das culturas mais importantes na evolução dos empréstimos pessoais. Com backend-driven content & navigation, conseguimos entender melhor a necessidade do cliente no aplicativo”, concluiu a diretora.
O Fórum E-Commerce Brasil 2022 acontece entre 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo, em São Paulo.
Por Lucas Kina, da redação do E-Commerce Brasil
Leia também: Nubank lança NuTap, solução gratuita que substitui a maquininha de cartão