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No e-commerce, anúncios estimulam compra de produtos "desconhecidos"; entenda

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A presença de anúncios no dia-a-dia do consumidor no e-commerce é mais normalizada e aceita do que o que parece. Em pesquisa realizada com 1 mil pessoas, a Criteo identificou dados interessantes relacionados à compra e venda atrelada ao retail media, ou seja, venda por meio de anúncios.

No primeiro trimestre de 2023, 92% dos respondentes disseram estar dispostos a comprar um produto que está sendo anunciado em uma plataforma confiável de e-commerce. Além disso, mais da metade (64%) dos brasileiros relatam que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras em site varejista.

“À medida que a indústria começa a se afastar da inteligência de mercado gerada por cookies, estamos vendo uma grande oportunidade para os varejistas online já estabelecidos usarem seus dados first-party proprietários para gerar novos fluxos de receita por meio da venda de anúncios para marcas em suas plataformas de e-commerce. Para as marcas, retail media permitem aumentar a sua visibilidade na ‘prateleira digital’, como um ‘ponto de gôndola’ ou recurso especial de corredor numa loja física, reforçando o ponto de contato com o cliente”, explica Tiago Cardoso, diretor-gerente na Criteo para América Latina.

Anúncios - Varejo - E-commerce - Vendas
(Foto: Freepik)

Ainda segundo o executivo, a recepção dos consumidores em relação às compras não planejadas é grande, incluindo produtos que nunca viram. Além disso, existe boa aceitação relacionada aos anúncios direcionados em plataformas de varejistas online.

“Ter uma base comportamental tão aberta gerará grandes oportunidades para varejistas online que desejam monetizar novos fluxos de receita e marcas que desejam gerar vendas direcionadas e mensuráveis. É um momento importante para a publicidade digital, pois a retail media pode se tornar um padrão do mercado e revolucionará o comércio eletrônico no Brasil”, complementa Cardoso.

Em termos de segmento, o “estilo” de consumo sem planejamento divide-se em:

Produtos eletrônicos (como telefones, TVs e computadores) – 25%;
Produtos de beleza – 17%;
Eletrodomésticos ou ‘linha branca’ – 14%;
Roupas – 13%;
Utilidades domésticas (mesas, guarda-roupas e colchões) – 11%.

Os dois principais fatores motivadores para as compras, segundo a Criteo, são uma promoção anunciada (47%) e o fato do produto ter as características que o cliente buscava adquirir (28%). 

Por fim, 69% dos entrevistados disseram ter descoberto e comprado (seja online ou posteriormente em uma loja física) um novo produto como resultado direto de anúncios colocados na plataforma de um varejista online.