Logo E-Commerce Brasil

Newtail apresenta primeira pesquisa nacional sobre Retail Media no Fórum E-Commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Newtail vai estar pela primeira vez no maior evento de e-commerce da América Latina, o Fórum E-Commerce Brasil 2023, entre 25 e 27 de julho, onde vai apresentar dados de um levantamento inédito sobre Retail Media. A estratégia permite que o varejo venda seus ativos de publicidade diretamente para a indústria, possibilitando que as campanhas e ações publicitárias  sejam segmentadas e mensuradas de ponta a ponta. A pesquisa Retail Media Insights, realizada pela startup, em parceria com a Bornlogic e DP6 é o primeiro estudo realizado no Brasil sobre Retail Media e indica que, mesmo este mercado sendo recente no país, 87% das grandes indústrias respondentes pretendem manter ou aumentar o investimento ainda este ano. Na outra ponta,  73% dos varejistas já estão trabalhando com o canal. 

A startup será uma das patrocinadoras do Fórum E-Commerce Brasil 2023 e contará com estande nos três dias. De acordo com Gabriel Monteiro, CEO e cofundador da Newtail, o evento é importante para a estratégia da empresa de construir cada vez mais relevância no setor, estreitando relacionamentos e crescendo portfólio, além de oportunizar proximidade com clientes e parceiros. 

“Será um momento único para os participantes conhecerem as últimas tendências e estratégias em e-commerce, abrindo espaço para o Retail Media, que está redefinindo a forma como as marcas se comunicam e impulsionam suas vendas no cenário do comércio eletrônico. Os dados da pesquisa Retail Media Insights que vamos apresentar mostram justamente como essa estratégia cresce rapidamente no Brasil e como os varejistas e as marcas devem investir no setor ”, antecipa.

O estudo recebeu resposta de 103 participantes, na maior parte varejos e indústrias de grande porte (84%), como Ambev, Americanas, Carrefour, Nívea e Mercado Livre. Outro dado levantado é que a Amazon saiu na frente como o varejo mais utilizado na hora de criar campanhas de Retail Media, com 83%, seguido por GPA (67%), Magalu (60%) e Mercado Livre (60%). Quando questionados com quais indústrias fazem ou fizeram ações de Retail Media, Unilever, Nestlé e Ambev apareceram na maior parte das respostas.

Os dados foram coletados entre abril e maio de 2023 através de entrevistas com profissionais do varejo (47%), indústria (37%) e agência (16%), com 69% deles ocupando cargos de C-Level/Diretor ou Gerente. Mais da metade das respostas (57%) foram de empresas de Alimentos e Bebidas e Marketplaces. 

Mesmo quem ainda não atua com a estratégia acredita que ela será fundamental para o desenvolvimento do varejo e melhor experiência de compra para os consumidores. De forma unânime, 100% das indústrias e dos varejistas disseram acreditar que Retail Media é a nova tendência do varejo. “Até mesmo as marcas que ainda não investem na estratégia reforçam que ela veio para ficar. Isso mostra a importância e potencial do canal”, diz Monteiro. 

Com apenas dois anos de mercado, a Newtail já atendeu 20 varejistas e 70 indústrias, conquistando gigantes como Ambev, Red Bull, Mondelez, além de varejistas como Zona Sul, Dia e Super Nosso. 

A Newtail estará com estande nos 3 dias de evento e espera a sua presença lá! Aproveite para conhecer mais sobre Retail Media e as oportunidades que esse canal proporciona ao conversar com o nosso time de especialistas durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023.