Logo E-Commerce Brasil

Mulheres compram mais sapatos e calçados que eletrônicos e eletrodomésticos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Mais de 48% das mulheres já compram Sapatos e Calçados pela Internet, índice superior a Eletrônicos (22%), Livros (19%) e Eletrodomésticos (11%). A fidelidade a alguma marca praticamente inexiste quando se trata de adquirir sapatos, sendo que 76% das consumidoras dizem não definir seu estilo com uma única grife. Estes são alguns resultados de pesquisa realizada com mais de 1,2 mil mulheres pela 33e34 (www.33e34.com.br), boutique on-line que atende exclusivamente clientes que calçam esta numeração.

“Nosso levantamento confirmou que Moda e Acessórios são os produtos mais comprados pelas mulheres na Internet. Mais ainda, comprovou que o comércio eletrônico já faz parte do dia a dia das consumidoras, que adquiriram o hábito de comparar preços e produtos on-line antes de decidir pelo próximo sapato”, diz a empresária Tânia Gomes, fundadora da 33e34.

De acordo com a pesquisa, 36% das mulheres costumam comprar sapatos pela Web, a categoria preferida entre elas, seguida por Eletrônicos (21%), Livros (19%), Calçados (12%), Eletrodomésticos (11%), Produtos de maneira geral (9%), Acessórios (quase 8%) e Cosméticos (quase 7%).

pesquisa sapatos femininos

A questão da segurança em comprar pela Internet já não é mais uma preocupação entre a maioria das mulheres. Segundo o estudo, menos de 12% se dizem extremamente ou muito inseguras quando perguntadas se sentem que seus dados pessoais são mantidos em confidencialidade. E com mais de 70% da preferência o cartão de crédito e débito são os mais utilizados para fazer compras na rede.

pesquisa sapatos femininos 2

pesquisa sapatos femininos3

pesquisa sapatos femininos3

Mais de 42% das consumidoras afirmam comprar sapatos na Internet com moderada, muita ou extrema frequência e apenas 13% não comparam preços antes de fechar o pedido. E ao contrário do que muita gente imagina, a qualidade (91%) é, sim, mais importante do que a marca (4%) na hora de decidir qual o próximo sapato. “Além disso, apenas 6% disseram que uma única marca define seu estilo, mostrando que a fidelidade a uma única grife praticamente não existe quando o assunto é sapato”, observa Tânia Gomes.

pesquisa sapatos femininos 4

pesquisa sapatos femininos5

pesquisa sapatos femininos 6 “O e-commerce se tornou uma realidade e vem conquistando também mulheres que moram em cidades ou regiões onde não há distribuição e variedade de marcas e modelos de sapatos. Além do conforto de comprar sem ter que sair de casa, elas não abrem mão de desfilar sempre as últimas tendências e a Internet se tornou o canal ideal para manter o guarda-roupa sempre em dia com as últimas coleções”, finaliza Tânia Gomes.