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Moda e acessórios lideram a busca de presentes para o Natal, indica pesquisa da MField

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Com o Natal chegando, a expectativa sobre o que dar e ganhar de presente só aumenta. Para descobrir o que o consumidor pretende comprar em 2023, a MField elaborou um levantamento que destacou as principais opções de presentes natalinos em 2023 no Brasil, revelando que, mesmo com um ticket médio baixo, cerca de 74% dos entrevistados pretendem investir em presentes durante a data.

(Imagem: Freepik)

O levantamento reuniu cerca de 1.700 participantes, com mais da metade sendo mulheres. Junto a isso, a faixa etária estava entre 25 e 35 anos e, em sua maioria, residentes da região sudeste do país, sendo um total de 49,18%.

Entre as categorias de respostas, uma era sobre quem receberá os presentes mais caros no Natal e quem será agraciado com mimos. Em relação aos mais caros, as mães lideraram as respostas de (28,3%), seguido pelos cônjuges (18%). Sobre os membros da família que mais serão presenteados, as mães aparecem novamente em primeiro lugar (51%), seguida dos pais (32,1%) e irmãos (31,1%).

Sobre o período de pesquisa dos preços, mais da metade (52%) dos entrevistados começam a pesquisar presentes um mês antes, enquanto 21,8% disseram que deixam para a última hora.

Itens mais procurados

Moda e acessórios – 42,1%
Cosméticos – 27,5%
Calçados – 26,1%
Brinquedos – 25,6%
Eletrônicos – 18,5%
Smartphones – 6,9%
Turismo e viagens – 6,8%

Fatores que influenciam as compras

Descontos – 90%
Confiança na loja/marca – 54,2%
Frete grátis – 38,3%
Prazo de entrega – 31,5%
Variedade de produtos – 20,3%
Flexibilidade de pagamento – 18,6%
Facilidade de devolução ou troca – 10,2%

Ticket-médio dos presentes

Entre R$ 51 e R$ 100 – 29,7%
Entre R$ 101 e R$ 200 – 20,6%
Até R$ 50 – 14,7%
Sem valores definidos – 11,5%
Entre R$ 201 e R$ 400 – 7,3%
Mais de R$ 401 – 5,4%

Já as formas de pagamento mais utilizadas serão o cartão de crédito (71,6%), PIX (54,5%), cartão de débito (37%) e dinheiro (17,8%).

Principais canais de compra

A internet disparou como principal canal de compra (94,7%), enquanto o Instagram liderou a busca por promoções, destacando o papel fundamental dos influenciadores na tomada de decisões de compra.

E indo além das redes sociais, os marketplaces mais citados durante o levantamento foram: Amazon (60,6%), Shopee (36,7%), Mercado Livre (34,3%), Shein (26%), Magazine Luiza (22,2%), Americanas (18,5%) e Casas Bahia (8,7).