Logo E-Commerce Brasil

Moda & Acessórios é o segmento com mais descontos em 2015 no e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Item mais procurado pelos consumidores online, o segmento de Moda & Acessórios é também o que disponibiliza a maior quantidade de cupons de desconto online, segundo estudo realizado pelo CUPONATION, plataforma de cupons de desconto e ofertas online que mais cresce no mundo. Entre todas as ofertas disponíveis por mais de 2,5 mil e-commerces durante o ano de 2015, 18% foram destinados para a categoria.

Os segmentos de Beleza, Saúde & Bem Estar, com 14,5% da quantidade de ofertas disponíveis em 2015, e Eletrônicos & Celulares, com 12,8%, completam a lista das categorias com mais cupons de desconto online oferecidos em 2015. Os eletrodomésticos, categoria que também é muito procurada pelos consumidores, ocupa a quinta posição, com 5,7% do total de ofertas.

“Comprar online possibilita que o consumidor utilize algumas ferramentas que auxiliam no processo de compra, como é o caso dos cupons de desconto online. O estudo mostra que é possível encontrar boas oportunidades em todos os segmentos, principalmente nos itens mais procurados pelos consumidores”, explica Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do CUPONATION.

Já em relação ao desconto médio por segmento, os produtos esportivos são os que apresentaram a melhor opção ao consumidor. Ao utilizar cupons de desconto online para comprar algum item desta categoria em 2015, o consumidor economizou em média cerca de 18%. Líder em quantidade de produtos com descontos, Moda & Acessórios também se destacou neste quesito, uma vez que a categoria tem a segunda melhor média de descontos por compra, com cerca de 17%.

“O percentual médio de descontos varia de acordo com o segmento, pois em alguns deles a margem de lucro do e-commerce é maior e, portanto, a loja online pode oferecer um desconto mais atrativo para o seu cliente, como é o caso dos segmentos de Esporte e Moda & Acessórios”, finaliza a executiva.

O menor desconto médio por produto em 2015 foi na categoria de Livros, Filmes, Música & Games, com 12,4%, no entanto a diferença entre o líder do ranking, Esportes, e o último colocado foi de apenas 6,1 pontos percentuais. O uso dos cupons de desconto é gratuito e para utilizar basta acessar o site das empresas que oferecem esse serviço.

Confira o resultado da pesquisa realizada pelo CUPONATION:

Segmentos com a maior quantidade de cupons de desconto online em 2015
Segmento Quantidade de cupons oferecidos
1º – Moda & Acessórios 18%
2º – Beleza, Saúde & Bem Estar 14,5%
3º – Eletrônicos & Celulares 12,8%
4º – Esportes 7%
width="247">5º – Eletrodomésticos 5,7%
6º – Casa & Jardim 5,4%
7º – Crianças, Bebês & Brinquedos 3,8%
8º – Sapatos & Bolsas 3,8%
9º – Viagens & Férias 3,3%
10º – Alimentos & Bebidas 2%
Outros 23,7%
TOTAL 100%

Fonte: CUPONATION / Dezembro 2015 

Desconto médio por segmento em 2015
Segmento Quantidade de cupons oferecidos
1º – Esportes 18,5%
2º – Moda & Acessórios 17,1%
3º – Viagens & Férias 16,2%
4º – Flores & Presentes 15,2%
5º – Crianças, Bebês & Brinquedos 15,1%
6º – Sapatos & Bolsas 14,9%
7º – Casa & Jardim 14,7%
8º – Eletrônicos & Celulares 14,6%
9º – Beleza, Saúde e Bem Estar 14,3%
10º – Livros, Filmes, Música & Games 12,4%

Fonte: CUPONATION / Dezembro 2015