Um novo estudo mostra que a linha entre m-commerce e a experiência na loja física está rapidamente desaparecendo. Segundo os varejistas entrevistados metade de seus consumidores mobile têm usado seus dispositivos móveis para comprar na loja física.
A pesquisa “Enhancing the Retail Omnichannel Customer Experience” (“Melhorando a experiência omnichannel do cliente no varejo”, em tradução livre) foi conduzida pela Forrester a pedido da SPS Commerce e entrevistou varejistas em crescimento no varejo digital cujos consumidores tomam decisões de compra na loja física.
Varejistas disseram que quase 50% dos consumidores usam dispositivos móveis para encontrar informações de produto, comparar preços ou olhar comentários enquanto compram nas lojas físicas. O que significa que fortalecer o engajamento cross-channel dos consumidores nunca foi tão importante para os lojistas.
“Os varejistas estão correndo para engajar os consumidores nos canais já existentes, tentando integrá-los à loja ou às vendas digitais, disse Peter Zaballos, VP de marketing e produto da SPS Commerce. “Acreditamos que essa pesquisa destaca como são fundamentais as mudanças para varejistas e fornecedores em seus processos de negócio e como os sistemas de tecnologia como a adoção de aplicativos mobile, estratégias nas redes sociais e as carteiras virtuais como a ApplePay têm mudado a forma como os consumidores compram”.
De acordo com os entrevistados, as principais prioridades para os lojistas em suas estratégias omnichannel são construir seus sites de e-commerce (60%), fornecer equipe na loja física com aplicativos mobile (32%) e melhorar a visibilidade dos produtos no cross-channel (30%). Para viabilizar esses esforços, a maioria dos varejistas estão investindo em soluções analytics (60%), POS (58%) e gerenciamento de itens (32%).
É claro que, nada disso tem valor se as lojas não têm a ampla gama de produtos que o consumidor moderno espera. Por isso 68% dos varejistas disseram que estão buscando novos fornecedores que os ajudem a oferecer mais variedade em seus produtos.
Apesar do rápido crescimento do e-commerce, está cada vez mais claro que os varejistas não podem mais pensar o digital e o físico como lados distintos de seus negócios. Metade dos consumidores planejam comprar através de canais nesta época de férias através do webromming e do showrooming, enquanto a geração antenada na tecnologia (millennial) continua procurando por experiência de consumo na loja física.
Fonte: Fierce Retail