O Mercado Livre renovou, nesta semana, a forma de ranqueamento dos lojistas que atuam em sua plataforma. A partir de agora, conforme novas diretrizes estabelecidas, os parceiros precisarão vender mais, cancelar menos pedidos e depender menos da mediação do Meli para conquistarem a medalha MercadoLíder.
Além das exigências de volume de vendas, os lojistas precisarão ter menos de 1% de reclamações, menos de 0,5% de mediações, menos de 0,5% de pedidos cancelados pelo vendedor e menos de 6% de envios com atraso para ficar com a classificação mais alta.
Em comunicado oficial enviado ao E-Commerce Brasil, o Mercado Livre citou como objetivo dar mais visibilidade a vendedores que estejam seguindo os parâmetros da companhia. Veja a nota na íntegra:
_____________________________________________________________________________________________________________________
“Com o objetivo de seguir aprimorando a experiência de consumo em sua plataforma, o Mercado Livre implementará, a partir de março, algumas atualizações nos critérios utilizados para avaliação da reputação dos vendedores. As alterações nos permitirão dar mais visibilidade aos vendedores com melhores práticas, elevando assim a qualidade da nossa oferta e garantindo uma experiência cada vez mais satisfatória aos consumidores no Brasil.
Reafirmamos o nosso compromisso de oferecer à comunidade de vendedores o melhor e mais completo ecossistema de negócios, para que possam seguir ampliando seu potencial de vendas e para que, juntos, possamos seguir impactando a vida de milhões de pessoas em todo o país”.
_____________________________________________________________________________________________________________________
Veja as mudanças no volume de vendas:
– Para chegar ao nível platinum, será preciso que o lojista conclua 1.725 vendas (hoje são 400) e fature R$ 296 mil (hoje são R$ 200 mil) nos últimos 60 dias.
– No nível Gold, os valores passam de 150 vendas e R$ 80 mil faturados para 575 vendas e R$ 118.400 mil em 60 dias.
– No caso do MercadoLíder, serão exigidos 230 vendas (de 60) e R$ 37 mil (de R$ 25 mil) em faturamento.
Categorias
O termômetro que mede a reputação dos lojistas que usam o Mercado Livre também passará por mudanças. Quem não atender aos critérios do maior nível, fica em um das cores de acordo com sua reputação. Veja:
– Verde: exige máximo de 2% de reclamações, 1,5% de cancelamentos e 10% de atrasos.
– Amarelo: inclui quem tem menos de 4,5% de reclamações, 3,5% de cancelamentos e 18% de atrasos.
– Laranja: aos que tem, no máximo, 8% de reclamações, 4% de cancelamentos e 22% de envios com atraso.
– Vermelho: quem não se encaixa em nenhuma dessas categorias. É a pior de todas as cores na plataforma.
Com as regras que serão aplicadas a partir de 21 de março, o Mercado Livre visa manter o ritmo positivo, lidando também com a concorrência.
Isto porque, segundo dados da Magis5, a diferença no número de pedidos frente a Shopee é de apenas 13,9 pontos percentuais.