Em 2024, as vendas de supermercados no Mercado Livre aumentaram 77% em relação a 2023, com trabalho focado da companhia em fomentar a categoria no dia-a-dia do usuário. Em um encontro virtual com a imprensa, nesta terça-feira (25), Anna Araripe, diretora de Marketplace da empresa, afirmou que a vertical de supermercado é considerada uma das mais estratégicas, principalmente pelo espaço para crescer.

“O e-commerce é mais comum em outros segmentos, mas os produtos de supermercado apresentam um grande potencial de desenvolvimento e já integram o cotidiano do consumidor. Ainda é uma categoria pouco penetrada, então temos o objetivo de motivar que o consumidor opte a fazer, por exemplo, sua compra do mês online”, explicou.
Além da comercialização de itens do gênero, outro índice em alta é o tráfego dentro do Mercado Livre. Segundo a executiva, as buscas dentro da categoria de supermercado no marketplace cresceram 34% em 2024. Por mês, são 18 milhões de pesquisas.
No quarto trimestre do ano passado, a gigante do e-commerce na América Latina lucrou US$ 639 milhões.
Investimentos
Para impulsionar essa categoria no último ano, o Mercado Livre direcionou investimentos para algumas frentes: mídias de awareness, evolução da experiência de compra na plataforma e descontos e promoções.
Em referência à primeira estratégia, a participação no Big Brother Brasil (BBB) é o principal exemplo, fornecendo audiência alta e diversificada. Com isso, capilaridade e vendas cresceram nos últimos meses e, neste ano, dando mais visibilidade à vertical de supermercado durante o programa, as vendas na categoria cresceram mais de 80% após a estreia da edição. Em geral, o investimento no BBB foi 30% maior do que no ano anterior.
Outra forma de trabalhar melhor com o segmento foi melhorar a jornada de compra do usuário a partir de otimizações na navegação. Um dos formatos utilizados foi a ferramenta de recompra, que facilita a experiência e favorece a recorrência, principal característica das compras de supermercado, físicas ou online.
O sortimento de produtos na categoria de supermercados em 2024 aumentou 74%.
Logística
Segundo Araripe, mais de 80% das vendas da categoria de supermercados são entregues em até 24 horas atualmente. Além disso, o foco da companhia é expandir a presença, principalmente no Sul e Nordeste do país. A expectativa é que, chegando a 21 centros de distribuição (CDs) neste ano, o ritmo das entregas de supermercado do Mercado Livre seja ainda maior.