O Mercado Livre anunciou, na última sexta-feira (7), que investirá US$ 3,4 bilhões (cerca de R$ 19,6 bilhões) no México ao longo de 2025. O valor é o maior investimento anual da história da empresa no país e representa um aumento de 38% em relação ao ano passado.

O anúncio foi feito por David Geisen, vice-presidente de Marketplace Hispânicos do Mercado Livre, durante a coletiva de imprensa matinal da presidente do México, Claudia Sheinbaum. O montante será aplicado na expansão da capacidade logística, no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de inteligência artificial e no fortalecimento do ecossistema financeiro digital da companhia.
Parte do investimento também será direcionada à contratação de 10 mil novos funcionários no México. As vagas serão concentradas principalmente nas áreas de logística e fintech, mas também em comércio e administração. As informações são da AFP.
O secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, celebrou o anúncio e destacou que a chegada de novos investimentos reforça a confiança do mercado internacional no país. Ele também minimizou os efeitos da recente tensão comercial com os Estados Unidos, após o governo americano ameaçar impor tarifas sobre produtos mexicanos. “Apesar dessas questões tarifárias, eles continuarão investindo no México. Há confiança, respeito e seguiremos avançando”, afirmou Ebrard.
O México é atualmente a segunda maior operação do Mercado Livre na América Latina, onde a companhia está presente em 18 países.
O anúncio ocorreu um dia depois de uma conversa entre Sheinbaum e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultou na suspensão temporária da aplicação de novas tarifas sobre produtos mexicanos até o dia 2 de abril.