O gerenciamento de um e-commerce está atrelado a plataformas e ferramentas que viabilizam a atividade do negócio, automatizam ações e geram relatórios de desempenho. Elas trabalham ao lado do gestor para aprimorar a performance, manter a loja sustentável e lucrativa e aprimorar a experiência de compra do usuário.
O mercado disponibiliza ferramentas voltadas para cada segmento e porte de e-commerce. Há opções para automação de marketing, gestão financeira, gerenciamento de mídias sociais, atendimento ao cliente, logística, pagamentos, e-mail e segurança.
“Ferramentas podem ser uma grande distração daquilo que mais importa no e-commerce: estratégia”, afirma Rodrigo Martucci, CEO da Nação Digital. “Depois da estratégia certa, as ferramentas ficam bem mais claras.”
Escolhas definitivas são sempre melhores do que as temporárias, uma vez que mudanças em ferramentas, sejam de gestão, plataforma ou automação, geram custos e trabalho.
E o que levar em consideração ao contratar? A prioridade deve estar mais na funcionalidade e longevidade, e menos no preço. “Já vi muitas operações de e-commerce trocarem constantemente de ferramenta. Resultado: elas não saem do lugar porque não dão tempo da estratégia funcionar”, comenta Martucci.
Para auxiliar e-commerces na escolha dos instrumentos de operação, a Nação Digital, agência especializada em Inbound Commerce, lança o e-book 99 ferramentas para e-commerces.
O material, disponível gratuitamente para download, traz sugestões para pequenos, médios e grandes negócios e engloba todas as áreas de funcionamento de um e-commerce, da plataforma às redes sociais.O e-book 99 ferramentas para e-commerces pode ser obtido gratuitamente no link: https://conteudo.nacao.digital/ebook-99-ferramentas/