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Marketing digital e bom atendimento são palavras de ordem para ter sucesso na Black Friday

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Black Friday se aproxima e muitos lojistas esperam conseguir realizar boas vendas no maior evento de descontos do ano, numa época em que a crise atinge também o varejo brasileiro.

As expectativas para a data, porém, são positivas e a PayU, empresa global de pagamentos online pertencente ao grupo multinacional de mídia Naspers, alinhada à filosofia de parceria com seus clientes, listou um guia com boas práticas para ajudá-los a alavancar suas vendas.

“Os varejistas precisam estar bem preparados para aproveitar as vendas neste final de ano, especialmente na Black Friday, muito esperada pelos consumidores que já procuram também pelos presentes de Natal. Nós, que acompanhamos as práticas do setor, percebemos que investimento em marketing, bom atendimento, além de boa oferta nas condições de pagamento e estar atento à segurança no recebimento são cuidados imprescindíveis para o sucesso na data”, comenta o CEO da PayU no Brasil, Marcos Marins.

Entre as dicas apresentadas estão a customização da loja virtual com o tema, oferecer atendimento 24 horas e utilizar as ferramentas online de buscas e redes sociais para anunciar as ofertas e chamar a atenção do público.

Confira abaixo:

 Faça uma Black Friday de verdade. Não engane seu cliente:

Imagine que uma pessoa deseja muito comprar um produto e vem pesquisando preços nas principais lojas. Não adianta você aumentar o valor de parte do seu catálogo alguns dias antes e durante a Black Friday colocar uma “promoção”, pois o consumidor irá perceber e, ao invés de ganhar um cliente, você poderá perdê-lo.

 Deixe sua loja no clima da data:

Os consumidores precisam saber que você está na Black Friday. Envelope sua loja com banners, divulgue a ação para sua base de e-mails e não se esqueça das redes sociais.

–  Mantenha seu estoque abastecido:

Não venda se não puder entregar. Seu cliente comprou e ele quer receber no menor prazo possível. Deixe as informações sobre a entrega do pedido visíveis e claras. Ele tem de ver de maneira fácil em quanto tempo deverá receber o produto.

– Prepare sua equipe de atendimento:

Seu time de atendimento deve estar pronto para receber toda a demanda que chegar de forma ágil e no menor tempo possível. Lembre-se de que todas as lojas estão de olho nesta data e demorar para responder um cliente pode significar perdê-lo para o seu concorrente.

–  Tenha muitas informações sobre o produto:

Quanto mais informações sobre o produto forem fornecidas, mais confortável o consumidor estará em adquiri-lo. Imagens em alta qualidade e vídeos explicativos também são recursos que devem ser explorados sempre. Se possível, tenha ao menos cinco imagens de cada artigo em sua loja.

– Fique online:

As redes sociais estarão fervendo neste dia – ofertas serão compartilhadas, bons e maus atendimentos também. Por isso, prepare-se para ficar 24hs online, divulgue as melhores ofertas e tire todas as dúvidas que surgirem. Seu cliente quer comprar e na hora.

– Evite fraudes e tenha mais opções de pagamentos:

Ninguém quer correr o risco de tomar um prejuízo nas vendas, certo? Com o aumento da procura de produtos pelos consumidores, aumentam também os riscos de fraudes para as compras pela Internet. Por isso, esteja precavido e busque uma solução antifraude que o ajude a identificar tentativas de golpe, impedindo-as de acontecer. Também procure oferecer mais condições e facilidades aos consumidores para finalizar a compra para que ele não desista da sua loja, pois assim conseguirá atender a todas as preferências.

– Trabalhe bem o SEO (otimização de sites):

O SEO tem como objetivo colocar seu site entre os primeiros colocados sempre que alguém realiza uma pesquisa no Google com as palavras-chave que remetem aos produtos de sua loja. Lembre-se de que o trabalho de SEO deve ser contínuo para que sempre dê bons resultados. Se você ainda não cuida disso, essa é a oportunidade de aumentar a visibilidade de seu e-commerce.

Fique atento ao título da sua página, descrição dos links e imagens. Esses são alguns campos que o Google vai buscar para determinar a relevância de uma pesquisa.

– Tenha links patrocinados no Google:

Eles priorizam o anúncio da sua loja no topo e na lateral direita da página (em destaque), quando aparece o resultado de uma pesquisa relacionada com seu produto/serviço. São anúncios pagos e necessitam também de uma atenção diária com os relatórios apresentados pelo buscador. Se o valor investido nos anúncios não está dando retorno (o chamado ROI, ou retorno sobre o investimento), não vale a pena continuar pagando ou mantê-lo da mesma forma. O Google possibilita a troca do que não está funcionando, por isso, esteja sempre atento; você pode trocar o anúncio, mudar os termos de busca, etc.

– Invista no Facebook:

Os anúncios patrocinados do Facebook ganham cada vez mais espaço nas timelines dos usuários e passam a ser uma importante ferramenta na divulgação de produtos. Você pode segmentar quem irá ter acesso ao seu anúncio de acordo com sua estratégia de venda e de antemão definir o valor da verba total para usar na campanha, para não correr o risco de gastar mais do que pode. Prefira utilizar imagens simples e objetivas e coloque a descrição em forma de texto em vez de fazer uma imagem só com todo o conteúdo.

Com todo esse planejamento, só falta colocá-lo em ação e aguardar para impulsionar as suas vendas. Mas, não se esqueça de manter o bom relacionamento com o cliente também no pós-venda, já que isso irá fidelizá-lo durante todo o ano.