Oportunidades
Pessoas não vão mais às lojas, por isso é preciso apostar nos serviços de entregas, como supermercados e farmácias online (houve um consumo massivo disso nessas semanas). É preciso entender a capacidade operacional nesses segmentos, para não travar o gargalo.
Consumo home office
Segundo Sérgio, as marcas devem aproveitar o tema (consumo home office) para conversar com esse consumidor. Houve, segundo ele, um aumento na busca de aluguel de notebook, por exemplo — e esse campo pode ser usufruídos por empresas do segmento. Como complemento, ressaltou a importância de focar em conversas direcionadas a esse público nas redes sociais.Videoconferência
Empresas de softwares tem um enorme campo a aproveitar com esse cenário. Segundo Sérgio, uma ideia a ser atribuída está em liberar softwares ao público, que está faminto por essa demanda.Segurança
Como em outros países afetados pelo coronavírus, a busca por segurança privada está aumentando no Brasil. Por isso, empresas que comercializam câmeras e outros produtos do segmento podem ampliar as vendas no período.Cursos EAD
Uma forma de a pessoas se distraírem com tudo o que está havendo, sem ser TV ou rádio, é o consumo de estudos digitais. Há um espaço grande para as pessoas se especializarem e as empresas podem oferecer esse produto para estreitar os laços com o consumidor.Quais os próximos passos?

- destacar o por que o seu produto é importante;
- reavaliar o posicionamento da marca;
- estar presente nos canais onde os clientes estão (não adianta focar numa estratégia onde você tem uma eficiência menor);
- entender se é possível ter uma entrega ou experiência alternativa dentro do seu business;
- demonstrar cuidado e empatia (é preciso avaliar a forma como se comunicar para não parecer ser oportunista com essa situação);
- entender quem são os seus consumidores e perceber o que eles vão querer ouvir de você.
Investir em marketing digital

Adequar a operação

Antecipação das vendas

Conversar com o consumidor
Ir além dos canais já usados também é outra recomendação de Sérgio. É preciso, segundo ele, fazer de tudo para entender os cenários, seja por chat, Instagram, Facebook. "Vale perguntar como o cliente está, como ele prefere que a entrega seja realizada... É muito importante esse relacionamento agora".Apostar a venda em outras regiões
Perguntado sobre a possibilidade de ofertar os produtos a outras regiões, Sérgio pontuou: "É preciso entender se essa estratégia será eficaz ou não utilizando as ferramentas que temos disponível. Você terá uma breve noção de como está o consumo do produto em outras regiões. Às vezes, pode ser que no norte a crise não esteja tão alta e a venda do produto seja melhor do que no sudeste, por exemplo".Dicas de influenciadores (insta)
Questionado sobre os microinfluenciadores, Sérgio disse que eles estão em alta e podem ser utilizados, inclusive, nesse período de coronavírus. Porém, antes de tudo é preciso estudar qual o estilo de microinfluenciador faz mais sentido para a marca. Saber de qual forma ele vai conversar melhor com a sua marca também é primordial, assim como ter um briefing bem assertivo — que ele define como o sucesso (ou não) campanha. Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce BrasilQuer acompanhar os conteúdos do Marketplace Live Edition 2020? Fique por dentro das palestras e matérias sobre os impactos do coronavírus no mercado de e-commerce e marketplace em tempo real.