Logo E-Commerce Brasil

O Hub de Integração e Automação Magis5 lança nova funcionalidade de Relatórios Financeiros

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Um dos principais pilares de qualquer negócio é o controle financeiro, sem ele é impossível saber se o empreendimento está gerando lucro ou prejuízo ou está estagnado.

Segundo um estudo feito pelo Sebrae, o índice de Microempreendedores Individuais (MEIs) que fecham suas empresas chega a quase 30% e um dos principais motivos é a falta de planejamento e gestão financeira, sobretudo no contexto de crise econômica causado pela pandemia.

Pensando nisso, o Magis5 lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma, que são os Relatórios Financeiros que tem como principal objetivo entregar dados sobre possíveis prejuízos do seller, de seus pedidos e produtos dentro do seu e-commerce.

Essa ferramenta possui 3 categorias, são elas: relatórios de pedidos, relatórios de prejuízos e relatórios de produtos.

A primeira delas, entrega os relatórios relacionados os pedidos, todas as informações necessárias que o vendedor precisa ter para acompanhar o pedido de  um de seus clientes.

Nele é possível ver qual canal de venda que o produto foi vendido, dados do comprador, o status do pedido (logística, separação, a caminho e recebido) e a data que o pedido foi feito.

Nesta categoria não é possível ver o lucro, prejuízo ou a comissão que o marketplace cobra de cada vendedor.

Se o vendedor sentir a necessidade de algum relatório mais nichado existe a possibilidade de escolher o relatório de prejuízos, que tem como função específica mostrar se ele está perdendo dinheiro com determinado produto.

Desta forma ele consegue ter um controle maior das suas escolhas de precificação e pode entender se aquele produto realmente deve manter um preço mais baixo para se aproximar de seus concorrentes ou se realmente não sabia que estava tendo prejuízo.

Um fato a ser destacado nesse caso é, se os produtos estão em sua maioria dando mais prejuízo que lucro para o vendedor seria interessante escolher uma funcionalidade que indica de forma automática quais seriam os preços ideais para eles.

Para entender melhor como isso seria possível, confira o ebook: Planilha de precificação para vender nos marketplaces 

A última categoria que é de relatório de produtos, essa já entrega um número maior de dados, ela entrega tanto os dados dos produtos, dos marketplaces e toda a área financeira relacionada a eles. Como mostra a imagem abaixo:

A parte de produtos é muito importante para a gestão do vendedor, número do produto, a quantidade de vendas que ele está fazendo e relacionar seu estoque, como mostra a imagem ampliada a seguir.

Já a segunda imagem a seguir, tem relação com as informações dos Marketplaces, como em qual loja foi vendido o produto, o status, ID do Marketplace e qual o título do anúncio do produto dentro do canal de vendas.

E por fim a parte relacionada aos dados financeiros dos produtos, esta engloba os custos do produto, os custos de envio e o custo total.

Esta função também permite que o vendedor veja se está tendo lucro ou prejuízo em cada uma de suas vendas.

É importante ressaltar que essa funcionalidade de relatórios financeiros o vendedor precisa colocar manualmente a comissão cobrada de cada marketplace (com exceção Mercado Livre e Shoppe) e os preços dos seus produtos.

Entretanto caso isso seja de seu interesse, o Magis5 também oferece uma segunda funcionalidade que é a precificação automática que tem como proposta ajudar a calcular automaticamente as taxas padrões dos marketplaces e utilizar o preço de custo cadastrado no seu ERP e custo operacional, aplicando a margem de lucro configurada.

E também considera as taxas específicas de cada marketplace (taxa de peso e preço) desde que ela esteja configurada manualmente

Leia mais em: Como aplicar a precificação automática no meu negócio 

Caso ainda tenha ficado algumas dúvidas ou precise de ajuda em alguma das categorias, basta entrar na plataforma do Magis5 e conferir os conteúdos explicativos para te auxiliarem da melhor maneira possível.