Um dos principais pilares de qualquer negócio é o
controle financeiro, sem ele é impossível saber se o empreendimento está gerando lucro ou prejuízo ou está estagnado.
Segundo um estudo feito pelo Sebrae, o índice de Microempreendedores Individuais (MEIs) que fecham suas empresas chega a
quase 30% e um dos principais motivos é a falta de
planejamento e gestão financeira, sobretudo no contexto de crise econômica causado pela pandemia.
Pensando nisso, o Magis5 lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma, que são os
Relatórios Financeiros que tem como principal objetivo entregar dados sobre possíveis
prejuízos do seller, de seus
pedidos e
produtos dentro do seu e-commerce.
Essa ferramenta possui 3 categorias, são elas: relatórios de pedidos, relatórios de prejuízos e relatórios de produtos.
A primeira delas, entrega os
relatórios relacionados os
pedidos, todas as informações necessárias que o vendedor precisa ter para acompanhar o pedido de um de seus clientes.
Nele é possível ver qual canal de venda que o produto foi vendido, dados do comprador, o status do pedido (logística, separação, a caminho e recebido) e a data que o pedido foi feito.
Nesta categoria não é possível ver o lucro, prejuízo ou a comissão que o marketplace cobra de cada vendedor.
Se o vendedor sentir a necessidade de algum
relatório mais nichado existe a possibilidade de escolher o
relatório de prejuízos, que tem como função específica mostrar se ele está
perdendo dinheiro com determinado produto.
Desta forma ele consegue ter um controle maior das suas escolhas de
precificação e pode entender se aquele produto realmente deve manter um preço mais baixo para se aproximar de seus concorrentes ou se realmente não sabia que estava
tendo prejuízo.
Um fato a ser destacado nesse caso é, se os produtos estão em sua maioria dando mais prejuízo que lucro para o vendedor seria interessante escolher uma funcionalidade que indica de forma automática quais seriam os preços ideais para eles.
Para entender melhor como isso seria possível, confira o ebook:
Planilha de precificação para vender nos marketplaces
A última categoria que é de
relatório de produtos, essa já entrega um número maior de dados, ela entrega tanto os dados dos produtos, dos marketplaces e toda a área financeira relacionada a eles. Como mostra a imagem abaixo:

A parte de produtos é muito importante para a gestão do vendedor, número do produto, a
quantidade de vendas que ele está fazendo e relacionar seu estoque, como mostra a imagem ampliada a seguir.

Já a segunda imagem a seguir, tem relação com as informações dos Marketplaces, como em qual
loja foi vendido o produto, o
status,
ID do Marketplace e qual o
título do anúncio do produto dentro do canal de vendas.

E por fim a parte relacionada aos dados financeiros dos produtos, esta engloba os
custos do produto, os
custos de envio e o
custo total.
Esta função também permite que o vendedor veja se está tendo lucro ou prejuízo em cada uma de suas vendas.

É importante ressaltar que essa funcionalidade de relatórios financeiros o vendedor precisa colocar
manualmente a comissão cobrada de cada marketplace (com exceção Mercado Livre e Shoppe) e os preços dos seus produtos.
Entretanto caso isso seja de seu interesse, o
Magis5 também oferece uma segunda funcionalidade que é a
precificação automática que tem como proposta ajudar a calcular automaticamente as taxas padrões dos marketplaces e utilizar o preço de custo cadastrado no seu ERP e custo operacional, aplicando a margem de lucro configurada.
E também considera as taxas específicas de cada marketplace (taxa de peso e preço) desde que ela esteja configurada manualmente
Leia mais em:
Como aplicar a precificação automática no meu negócio
Caso ainda tenha ficado algumas dúvidas ou precise de ajuda em alguma das categorias, basta entrar na
plataforma do Magis5 e conferir os conteúdos explicativos para te auxiliarem da melhor maneira possível.