A maioria das empresas acredita que priorizar o investimento em logística é o mais importante quando o assunto é sanar as dores do negócio e dos clientes. Segundo uma pesquisa realizada pela Omni Envios em parceria com o E-Commerce Brasil, 72% dos entrevistados apontaram a logística como ponto a ser trabalhado.Podendo escolher mais de uma opção, dos 25 respondentes, 52% também colocaram o marketing como prioridade a ser resolvida. Outros 48% apontaram os meios de pagamento como obstáculo.
Veja o ranking completo:
Logística - 72%
Marketing - 52%
Meios de pagamento - 48%
Diversificação de produtos - 44%
Estratégias omnichannel - 40%
Inteligência artificial - 36%
Integração com novos sistemas - 32%
Usabilidade do site - 32%
Presença em marketplaces - 28%
Cultura organizacional - 24%
Treinamento de funcionários - 24%
Sistemas anti-fraude - 24%
Práticas ESG - 8%
Preço bom - 1%
Segundo 56% dos lojistas, a entrega rápida é o ponto mais valorizado pelos consumidores de e-commerce. Logo atrás está a busca por um atendimento humanizado (52%) e frete grátis (44%).Ainda falando sobre logística, 48% das empresas utilizam o envio pelos Correios como forma mais recorrente de entrega das compras. O envio por transportadoras vem em segundo lugar, com 40% das preferências. Lockers, ship from store e entrega sameday tiveram apenas 1% dos votos.O estoque físico de 72% dos entrevistados já é integrado com o e-commerce, enquanto 12% dos lojistas estão em processo de integração, outros 12% não estão integrados e 1% não soube responder.Questionados sobre como escapar das altas comissões dos marketplaces, a maioria (36%) aponta que o frete custar menos que a comissão do marketplace é uma solução, enquanto 32% acredita em estratégias de venda orgânica. 20% prefere a opção de investir pesado em marketing e 12% não vê alternativas.Sobre o tipo de conteúdo que teria real relevância para a empresa, a maior parte (44%) apontou a inovação na logística. Em seguida, os cases de segredos de negócio (32%), marketing (12%), novas tecnologias (8%) e análise política e tributária (1%).Leia também: 60% dos lojistas recorrem a influenciadores digitais para divulgar a marca, diz pesquisa