Garantia de equidade de gênero e programas que estimulem a quebra de barreiras no pensamento feminino são compromissos da RaiaDrogasil para garantir uma sociedade mais saudável até 2030. Com uma gestão modernizada, o grupo não só abre espaço para que as mulheres alcancem posições cada vez melhores, como também as ajuda a ampliar sua voz. Os números comprovam: 21 gestoras estão à frente das decisões do e-commerce e marketplace da RaiaDrogasil, sendo 2 em liderança executiva e 19 em liderança média, além de contar com 24 mulheres em cargo de especialistas.
Embora a necessidade de igualar as ofertas de cargos entre homens e mulheres já caminhem com mais rapidez, o sexo feminino ainda enfrenta desafios como os conflitos pessoais travados entre o lar e o trabalho e a autocobrança pela perfeição. De acordo com estudo de diversidade Global Gender Gap Index, de julho de 2022, serão necessários mais 132 anos para que haja uma paridade completa entre homens e mulheres no mundo.
Gabriella Trigo, gerente comercial do marketplace da RD, acredita que a promoção da cultura de igualdade nas organizações e o aumento do conhecimento do assunto possibilita ao mercado de trabalho evoluir de forma mais rápida, para igualar as oportunidades em áreas ainda pouco dominadas por mulheres. Sobre ser líder na RaiaDrogasil, Gabriella explica: “Sinto-me responsável por trazer oportunidades para tantas mulheres em desenvolvimento de carreira. Na RD essa pauta é sempre muito relevante, e podemos ocupar esse lugar com segurança.”
Para Paula Maria, que gerencia a operação e qualidade do seller no marketplace da RD, acredita que trabalhar em uma empresa que tem como parte da sua cultura a representatividade e a diversidade, resulta em um ambiente de trabalho sem preconceitos, para que os gestores estejam focados no desenvolvimento e na performance das equipes. “Hoje não consigo enxergar que meus desafios estejam relacionados ao fato de eu ser mulher, pois me sinto valorizada, respeitada e ouvida”, afirma Paula.
Inspirar pelo exemplo da cultura RD
Mariana Montavani, gerente de Marketplace da plataforma, diz que, para inspirar pessoas, não há receita de bolo: “É a construção de uma relação de confiança entre liderança e liderado. Um ponto que funciona para mim é manter um canal aberto de comunicação com transparência. Assim, como gestora, posso entender quais são as ambições de cada um e ajudá-los a alcançar seus objetivos.” Para ela, trabalhar em uma empresa com um propósito é o que torna a trajetória inspiradora. “A RD tem uma preocupação genuína com as pessoas, e o nosso cuidado com as equipes é muito natural”, explica.
Além de fortalecer a cultura de inclusão e diversidade, a RD também encoraja e empodera sua população feminina para alçar novos voos dentro de casa. Luciana Tortorelli Mioto, hoje diretora de e-commerce e trade marketing na
companhia já atuou internamente em outra área da empresa. Convidada a liderar o time de desenvolvimento comercial do seller, ela partiu em busca do conhecimento sobre o mercado de marketplace de nicho para se aperfeiçoar e trazer ao grupo uma gestão de alta performance.
“Acima de tudo, na RaiaDrogasil, me sinto respeitada, a ponto de não identificar diferenciação entre homens e mulheres”, finaliza.
Jornada do Empoderamento Feminino
Com um conjunto de iniciativas para ampliar o conhecimento das lideranças sobre empoderamento, o programa Jornada do Empoderamento Feminino da RD foi desenvolvido para mudar os padrões estabelecidos e contribuir para a equidade de gênero na organização. O conteúdo é aplicado para capacitar e desenvolver mulheres gestoras, para influenciar a agenda de diversidade e inclusão da companhia e para desenvolver as equipes com o objetivo de que avancem em suas carreiras.
O programa aborda temas bastante atuais sobre futuro do trabalho, gestão de equipe, desenvolvimento de carreira e autoconhecimento. Autonomia, equidade de gênero, segurança psicológica, cultura e liderança permeiam as atividades em grupo e mentorias. Na primeira edição, 25 mulheres estão participando, e a previsão é de que, durante este ano, outras 50 sejam empoderadas pela jornada.