Entre 23 e 25 de agosto acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, a 2ª edição do Latam Retail Show, mais completo evento de varejo da América Latina, promovido pela GS&MD. Entre as novidades deste ano está o Fórum Latino-Americano de varejo, que possui credenciamento liberado para os interessados e que reunirá, no primeiro dia, uma comitiva de executivos do segmento para traçar um panorama de onde estamos e onde pretendemos chegar, com base nas tendências mundiais. A iniciativa faz parte da seção “Mercado & Consumo”, que totalizará mais de 72 horas de palestras e workshops.
A ação foi idealizada pela GS&MD e pela Marco Marketing Consultants, multinacional com 20 anos de história, especializada em canais de marketing de consumo, varejo e distribuição e que este ano é parceira estratégica da consultoria para o Latam Retail Show.
A empresa atua na América Latina com escritórios e equipe própria na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México e seus líderes serão os anfitriões das sessões que acontecerão das 14h às 18h45. A proposta é levar conhecimento e inspiração a executivos do varejo e da indústria que tenham relações latino-americanas ou que desejam abrir as fronteiras dos seus negócios.
O painel será aberto por Luis Guaragno, CEO da MARCO, e será seguido pelo momento Argentina, que iniciará com uma apresentação sobre todo o mercado latino-americano e experiência do consumidor feita por Mauro Liberman, gerente latam de soluções da empresa, que possui um laboratório para desenvolvimento de projetos de inteligência com análise de dados para indústria e varejo.
Em seguida, teremos o case da rede de lojas Compumundo, pertencente ao grupo Garbarino – referência argentina em tecnologia. Horacio Nizzola, gerente geral da rede, falará sobre a integração do e-commerce à atividade das lojas físicas e como esses espaços tornaram-se muito mais um local de experiência e experimentação: os vendedores são todos Millenials, de 22 a 27 anos, familiarizados com tecnologia e adicionalmente aos produtos eles oferecem uma extensão de capacitação para que os consumidores aprendam a usar os gadgets adquiridos.
Completa a programação Augusto Mustafa, criador da marca de vestuário Elepants, que foi idealizada de um Millenial para outros Millenials. Ele falará sobre o processo de criação da empresa, que possui peças de roupas inspiradas em pijamas, e sobre o desenvolvimento das lojas físicas enquanto espaços sociais e de múltiplos usos.
As 15h50 terá início o painel Colombiano, que terá como anfitrião Leandro Ferreira, gerente comercial da Marco Marketing Consultants para Argentina, Chile e Peru traçando um panorama sobre omnichannel.
A análise de mercado da Colômbia será realizada por Rafael España, diretor de assuntos econômicos da Fenalco, que representa o comércio e os serviços locais da Colômbia, e que falará sobre a turbulência econômica da América Latina e como isso impacta mais alguns países do que outros, além de abordar as oportunidades de crescimento apesar do cenário.
Por fim, Lucy Buitrago, diretora comercial da Farmatodo – drogaria de autosserviço, com produtos de saúde, beleza e bem estar – apresentará seu case de experiências para ponto de venda.
Encerra o momento temático o horário dedicado ao México, que reunirá Ramiro Izurieta, gerente geral da Marco Marketing Consultants para a América do Sul, dando sua visão sobre a transformação das relações para os Millenials e Rogelio Rodriguez, diretor de desenvolvimento da Associação Nacional de Supermercados e Lojas de Departamento do México (ANTAD), com o objetivo de apresentar dados de mercado do varejo local e traçar um panorama do futuro.
Após cada momento haverá cinco minutos para dúvidas e considerações e no final da agenda todos os executivos estarão disponíveis para um debate final em torno de questões como a realidade das práticas de varejo na América Latina e como é possível adotar melhores práticas para estar alinhado ao que é tendência mundial.
O debate é aberto ao público, gratuito e o credenciamento é liberado, não sendo necessário se inscrever para participar.
SERVIÇO – 1º Fórum Latino-Americano de varejo
Data: 23 de agosto de 2016
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Agenda:
14h – 14h20: Abertura do Fórum Latino-americano de varejo
Luis Guaragno (Diretor Regional da Marco Marketing Consultants)
Horário Argentina
14h20 – 14h45: Apresentação do mercado latino-americano e experiência do consumidor
Mauro Liberman (gerente latam de soluções da Marco Marketing Consultants)
14h45 – 15h15: apresentação do case da Compumundo
Horacio Nizzola (gerente geral da rede)
15h15 – 15h20: dúvidas e questões
15h20 – 15h45: apresentação do case Elepants – A criação de um millenial para millenials
Augusto Mustafa (criador da marca Elepants)
15h45 – 15h50: dúvidas e questões
Horário Colômbia
15h50 – 16h20: Apresentação do mercado Colombiano, seu panorama e projeções
Leandro Ferreira (gerente comercial da Marco Marketing Consultants para para Argentina, Chile e Peru)
16h20 – 16h55: apresentação sobre a turbulência econômica da América Latina, seu impacto e oportunidades
Rafael España, diretor de assuntos econômicos da Fenalco, que representa o comércio e os serviços locais da Colômbia
16h55 – 17h: dúvidas e questões
17h – 17h20: apresentação do case Farmatodo e sua orientação para as experiências no PDV
Lucy Buitrago (diretora comercial)
17h20 – 17h25: dúvidas e questões
Horário México
17h25 – 17h45: apresentação do mercado mexicano e a visão sobre a transformação das relações para os Millenials
Ramiro Izurieta (gerente geral da Marco Marketing Consultants para a América do Sul)
17h45 – 17h50: dúvidas e questões
17h50 – 18h15: apresentação dos dados de mercado do varejo do México, coletados pela Associação Nacional de Supermercados e Lojas de Departamento do México (ANTAD)
Rogelio Rodriguez (diretor de desenvolvimento)
18h15 – 18h20: dúvidas e questões
18h20 – às 18h45: Debate de encerramento