Logo E-Commerce Brasil

July 2021 Core Update: atualização do Google afeta tráfego orgânico de sites

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

No último dia 1º de julho, o Google anunciou o July 2021 Core Update, uma nova atualização de algoritmo cuja previsão de conclusão era até a segunda quinzena do mês. Com a atualização, diversos sites sofrem impactos positivos e negativos em relação ao tráfego orgânico.

A atualização foi realizada em duas etapas. Segundo a Conversion, pelos core updates serem atualizações que ocorrem, historicamente, poucas vezes no ano e de uma única vez, a divisão do July 2021 em duas partes foi um movimento inédito para o Google.

Para justificá-lo, o buscador anunciou em seu perfil oficial no Twitter: “algumas melhorias planejadas pelo buscador para o June 2021 não estavam totalmente prontas para serem implementadas, então decidimos lançar o update com aquilo que já estava pronto, enquanto o restante será adiado para o July 2021 Core Update, no próximo mês.”

Na última segunda-feira (12), o buscador finalmente anunciou que a implementação havia sido concluída. A Conversion preparou um infográfico com os 200 sites que mais sofreram impactos positivos e negativos com a atualização, entre eles gigantes do e-commerce, como Mercado Livre, Shopee, Elo7 e Aliexpress.

Segundo a Conversion, como geralmente acontece, o Google não especificou que tipos de sites seriam mais atingidos pelo core update, mas deu uma declaração geral de que este tipo de atualização não foca em nichos específicos, mas em melhorias comuns.

A lista detalhada pode ser conferida em https://www.conversion.com.br/blog/winners-and-losers/?utm_campaign=200_sites_july_2021_core_update_-_news&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Leia também: Justiça aplica LGPD e condena e-commerce por vazar dados de cliente