A expansão do e-commerce nos últimos anos tem colocado novos desafios para as empresas líderes do segmento: a ampliação dos negócios, sem perder a qualificação necessária para ajudar o mercado a se desenvolver de forma profissional.
Com mais de 20 anos de experiência no comércio eletrônico, a JET é uma das empresas que tem sido beneficiada com o crescimento do e-commerce no Brasil.
O sucesso, no entanto, não tem sido obra do “acaso”. A operação tem tido uma postura bastante ativa no mercado, visando a prospecção, ao mesmo tempo em que investe continuamente para assegurar que os clientes tenham condições de oferecer a melhor experiência para o seu consumidor.
“Na JET, sempre trabalhamos com este foco: o nosso crescimento é resultado do sucesso dos clientes, então, todos os esforços devem ser direcionados para este objetivo”, explica Gustavo Chapchap, CMO da JET, observando que o desafio, num período de expansão das atividades, é assegurar que essas premissas sejam mantidas no dia a dia.
Do ponto de vista operacional, a estratégia adotada foi a estruturação da área de Gestão de Talentos, responsável por sistematizar as diversas iniciativas mantidas pela JET para apoiar o aperfeiçoamento de suas equipes.
Além desse trabalho interno, o time de gestão também tem investido em ações que garantem processos de seleção e de contratação mais qualificados.
Reforço na equipe
As contratações continuam em alta na JET, que hoje tem vagas abertas em diversas áreas.
Em abril, o foco são os novos reforços no Comercial, mas a empresa também está contratando para os times de tecnologia, atendimento e evolução.
A proposta, com a ampliação das equipes nessas áreas, é direcionar os investimentos para os aspectos considerados prioritários para garantir uma atuação de qualidade em todas as frentes.
“A evolução da plataforma está vinculada ao aprimoramento da tecnologia, mas sabemos que o emprego dessas soluções, em todo o seu potencial, depende muito da oferta de um atendimento de qualidade”, detalha Gustavo, observando que um dos pontos fortes da JET é justamente o atendimento rápido e humanizado, sempre reconhecido pelos clientes.
Nesta mesma linha, o reforço no time de evolução é considerado fundamental neste momento, até porque vai de encontro com a preocupação em relação ao sucesso dos clientes, que devem continuar evoluindo o e-commerce a partir do emprego de uma plataforma escalável.
Foco no aprimoramento da equipe
Os reforços na equipe têm sido importantes, mas uma empresa líder em seu segmento de atuação não deve se descuidar também da formação de lideranças.
Este é o objetivo do PDI – Programa de Desenvolvimento Individual estruturado pela JET no segundo semestre de 2021.
Inicialmente focado em posições estratégicas, visando a preparação de futuros líderes, o PDI tem um diferencial importante: não é um plano apenas profissional, uma vez que ajuda também no autoconhecimento do colaborador, no relacionamento interpessoal e na visão do negócio como um todo. “Entendemos que é a partir daí que nosso time desenvolve posturas mais adequadas para a realidade atual dos negócios, na qual todos devem compreender o seu papel no sucesso da empresa”, detalha Camila Couto, head do time de Gestão de Talentos.
O PDI da JET já refletiu de forma direta na evolução dos colaboradores. Victoria Rangel, até então analista de onboarding, tornou-se em agosto Head de Onboarding, após finalizar o PDI.
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