A receita da JD.com no quarto trimestre superou as expectativas na quinta-feira (11), conforme mais compradores acorreram ao seu site na esteira de uma mudança mais ampla para as compras online desencadeada pela pandemia de Covid-19.
Enquanto a China em grande parte emergiu de bloqueios de coronavírus com a maioria das empresas retomando a produção, os consumidores domésticos da JD.com continuam a comprar de tudo de forma online, desde mantimentos diários a produtos de luxo.
A empresa com sede em Pequim registrou receita de 745,8 bilhões de yuans (US$ 114,97 bilhões) no ano, superando a estimativa dos analistas de 740,81 bilhões de yuans.
Em um ano de pandemia, durante o qual as vendas no varejo caíram 3,9% na China, a estratégia da JD.com de aumentar sua rede de entrega interna permitiu entregas mais rápidas.
Logística do JD.com na pandemia
A empresa também tem trabalhado para se expandir para cidades de nível inferior sensíveis ao preço por meio de sua plataforma de compras Jingxi, em uma tentativa de evitar a forte concorrência de rivais como Alibaba e Pinduoduo, que são igualmente populares.
Como resultado, a JD.com arrecadou 110 milhões de novas contas de clientes ativos durante o ano. Enquanto isso, o Alibaba de Jack Ma acrescentou cerca de 68 milhões de compradores ativos no mesmo período.
As ações da empresa listadas nos Estados Unidos, que têm se mostrado voláteis à medida que a China pretende apertar o escrutínio de seus gigantes da tecnologia, subiram 3%, para US $ 91,98 no início do pregão.
A segunda maior economia do mundo prometeu fortalecer a supervisão de suas grandes empresas de tecnologia, que estão entre as maiores e mais valiosas do mundo, citando preocupações de que elas construíram um poder de mercado que sufoca a concorrência, usam indevidamente os dados do consumidor e violam os direitos do consumidor.
O impacto de longo prazo disso nos negócios da JD.com, embora não esteja claro, continua sendo uma ameaça. No final de dezembro, os reguladores multaram a empresa, junto com o Alibaba e outros sites de comércio eletrônico, 500.000 yuans por envolvimento em preços irregulares.
A receita líquida da empresa aumentou 31,4% para 224,3 bilhões de yuans no trimestre encerrado em 31 de dezembro, superando a estimativa dos analistas de 219,73 bilhões de yuans, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
(US$ 1 = 6,4867 yuan renminbi chinês)
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Fonte: Reuters