Como a inteligência logística ajuda MEIs na redução de custos
Mais de 11 milhões de microempreendedores individuais estão em plena atividade no Brasil, de acordo com um estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio a estes negócios (Sebrae). Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, só em 2020 foram criados 2,6 milhões de novos MEIs.
A pesquisa feita pelo Sebrae também revelou que 69% dos microempreendedores individuais passaram a usar a internet para vender os seus produtos, seja por e-commerce, seja por perfis nas redes sociais. “Um dos principais gargalos para estes empreendedores é o valor do frete, que pode pesar muito no preço final para o cliente, gerando abandono de carrinho”, explica Fábio Garcia, CEO da Mais Envios, empresa especializada em inteligência logística.
É o caso de Lucas Marinho da Silva, sócio-fundador da Rosa Marinho, fabricante de lingerie que vende no atacado e varejo para todo o Brasil e é cliente da Mais Envios desde julho deste ano.
Ele conta que como MEI uma das principais dificuldades era oferecer um custo mais competitivo no frete para o cliente final, chegando a perder várias vendas por causa do valor da entrega.
Com a implantação do trabalho de logística inteligente, ele conseguiu reduzir o custo do frete em 15% e aumentar as vendas entre 25 e 30%. “Antes enviávamos uma quantidade muito menor, porque além de nos preocuparmos com o valor da entrega, precisávamos acompanhar todos os pedidos. Agora, sem essa preocupação, conseguimos focar no nosso negócio, vender mais e aumentar o faturamento. Já temos planos para em 2022 atualizar nosso CNPJ, migrando de MEI para empresa limitada”, conta animado Marinho.
O aumento no faturamento citado por Marinho é de 15% desde a implantação da inteligência logística para a entrega dos produtos. E este aumento tem dado fôlego para mais um passo importante: a internacionalização.
“Agora que temos nosso braço logístico, conseguimos alçar novos voos e já planejamos vender nossas peças para outros países. E já estamos conversando com a Mais Envios para um plano de ação na área de logística”, completa Marinho.
A mesma experiência foi comprovada por Vinicius Brum, fundador da Creative T-shirt. O jovem empreendedor conta que como o faturamento é pequeno, o frete tem um peso grande. E a implantação de um sistema de inteligência logística fez toda a diferença. “O valor dos meus fretes reduziram 30% e aumentei meu faturamento em 10%. Montei minha loja com site próprio há menos de 1 ano, e ainda tenho poucas vendas, mas com a ajuda na logística tenho crescido aos poucos”, relata Brum, que ressalta a importância de se ter um parceiro logístico, mesmo não sendo grande.