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5 formas de usar a Inteligência Artificial no e-commerce hoje

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Inteligência Artificial apresenta novas possibilidades todos os dias, não é à toa que as buscas pelo termo no Google Trends estão crescendo exponencialmente. Parece que todo mundo quer surfar essa onda, e no e-commerce não é diferente.

Buscas pelo termo inteligência artificial no Brasil, no último ano (Fonte: Google Trends)

As tecnologias baseadas em IA podem parecer um bicho de sete cabeças, mas já estão presentes no seu dia a dia, em assistentes de voz que ajudam com tarefas diárias ou eletrodomésticos inteligentes. Ou seja, aproveitar as vantagens da inteligência artificial no e-commerce também pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Já existem ferramentas de inteligência artificial para e-commerce que podem ajudar gestores e donos de negócios virtuais a economizar tempo, dinheiro, aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes. E o melhor de tudo: você não precisa ser um especialista em tecnologia para usá-las.

Chatbots

Os chatbots para e-commerce não são nenhuma novidade, mas com o avanço da inteligência artificial eles podem romper a barreira do on-line para o off-line oferecendo um atendimento totalmente personalizado, como o de um vendedor de uma loja. 

A conversa com um chatbot basicamente elimina o risco de erro. Um robô não é suscetível a emoções, fadiga e não responderá rudemente nem mesmo ao cliente mais abusivo. Por isso, a rede de fast food norte-americana Wendy’s está inserindo atendimento por chatbot nos drive-thrus da marca, a ideia é diminuir os erros e evitar a fadiga com clientes.

Um assistente virtual que é de fato um algoritmo de inteligência artificial pode reconhecer os clientes pelo comportamento, dados, voz ou aparência e também fazer perguntas específicas e aí entramos na próxima tendência da compra virtual: o voice commerce. Mas essa fica para outro artigo!

Recuperação de carrinhos e clientes

A recuperação de carrinhos abandonados e clientes inativos também não é uma novidade para as lojas virtuais, mas a inteligência artificial pode ser uma grande aliada para melhorar as conversões destas automações.

As ferramentas de automação para recuperar carrinhos abandonados ou clientes inativos, são geralmente iniciadas com um gatilho específico. No primeiro caso, um cliente entrou na loja, incluiu alguns itens no carrinho e saiu sem finalizar a compra, no segundo caso o cliente ficou um tempo (definido pela loja) sem visitar o site. Ao serem ativadas irão enviar mensagens automáticas para os clientes, avisando sobre o carrinho ou fazendo um convite para voltar ao site.

Com a IA, os dados e o comportamento de compras do cliente é facilmente monitorado e a mensagem enviada será totalmente personalizada. Além de avisar sobre o carrinho abandonado, serão recomendados produtos que o cliente nem sabe que quer, mas gostaria de ter e na mensagem para recuperação de clientes inativos será enviada uma oferta feita sob medida para que o cliente não possa recusar o convite!

Usando automações de marketing para recuperação de carrinhos e clientes inativos da edrone, a Embelleze (uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil), conseguiu recuperar mais de R$ 70.000,00 em vendas no último ano.

Recomendação de produtos e vitrines personalizadas

A IA pode ajudar uma loja virtual a conhecer o comportamento do consumidor e se adaptar de acordo a ele. Com isso cada visita ao site é personalizada, mostrando os produtos e ofertas que aquele clientes deseja ver, facilitando a conversão e melhorando a experiência do cliente.

A recomendação de produtos também vai muito além da lista de produtos similares ou cross selling que vemos por aí, com a IA uma loja virtual pode recomendar produtos de acordo com necessidades reais do consumidor, que às vezes, nem ele sabia existirem. 

Marketing Machine da edrone é um recurso interativo de recomendação que analisa o comportamento de cada cliente que visita o site de uma loja virtual, identifica seus interesses, compara-os com os de outros clientes e apresenta ofertas personalizadas para cada usuário. À medida que os clientes navegam no website, o seu comportamento é analisado para criar recomendações personalizadas de produtos, criando uma experiência única para cada visitante.

Essa abordagem, conhecida como Segment-of-One Marketing, permite que o site se adapte a cada cliente, resultando em ofertas personalizadas. Essa tecnologia é utilizada por grandes empresas como Amazon e Netflix. A sua implementação pode melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas ao reter a sua atenção com um display personalizado que se alinha com seus interesses.

E-mail marketing mais atrativo

O e-mail marketing ainda é um desafio para muitos gestores de e-commerce, mas a IA pode ajudá-los. Basta usar ferramentas para edição e revisão de texto, bem como geração de imagens. Com isso as newsletters serão produzidas de forma rápida e conforme a necessidade de cada campanha.

Editor de Newsletter da edrone usa ferramentas de inteligência artificial para ajudar nossos clientes a produzirem newsletters atrativas de forma rápida. Basta escolher o template (temos vários modelos prontos para uso no sistema), e usar palavra-chaves para que a IA ajude a produzir: o título, as imagens, ajustar o texto, revisão o texto, melhorar o tom de voz, acionar um botão de CTA que promova a ação desejada. Por fim, a inteligência artificial também ajuda a segmentar a mensagem de acordo com o tipo de oferta, para que os clientes certos, recebem a mensagem certa, na hora certa.

ChatGPT para e-commerce

Por fim, mas não menos importante você pode usar o ChatGPT para facilitar ações diárias do e-commerce e melhorar aspectos da sua loja virtual. Basta escrever o prompt correto, oferecendo o máximo possível de informação para obter aquilo que deseja. Outra dica importante é não parar na primeira tentativa, sempre peça para que a ferramenta ofereça uma solução melhor, e você vai se surpreender com os resultados.

Algumas formas de usar o ChatGPT no e-commece são:

1 – Melhorar os títulos de páginas e categorias otimizados para SEO;
2 – Pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e aos seus produtos;
3 – Definir uma lista de FAQ ou perguntas frequentes (a ferramenta pode fazer uma lista para quem está começando um negócio virtual);
4 – Descrição de produtos (basta dizer o que é e pedir uma descrição para a IA);
5 – Respostas automáticas para avaliações de usuários.

Como você pode ver já é possível usar a inteligência artificial para melhorar as vendas do seu e-commerce e a edrone pode te ajudar nessa jornada. Agende uma demonstração gratuita e conheça as nossas funcionalidades baseadas em IA.