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Instituto Neurosaber: como a empresa alcançou 100 mil alunos no mercado de infoprodutos e segue crescendo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Neurosaber destaque com pagar.me
Imagem: reprodução

Um dos sonhos da psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites sempre foi compartilhar conhecimentos científicos sobre aprendizagem, comportamento e neurodesenvolvimento da infância e da adolescência, em uma linguagem simples e acessível.

Foi com esse objetivo que ela fundou o Instituto Neurosaber em 2014, compartilhando conteúdos digitais para capacitar pais, professores e profissionais a potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O sucesso foi tão grande que a empresa decidiu investir no mercado de infoprodutos e tem crescido exponencialmente ano a ano. Entre 2019 e 2023, o número de alunos saltou de 20 mil para cerca de 100 mil.

Por trás dessa operação, há um grande foco na missão de melhorar a educação do Brasil, muito planejamento estratégico e uma infraestrutura tecnológica eficiente com as soluções da Digital Manager Guru e do Pagar.me.

Da página no Facebook ao mercado de infoprodutos

A história do Instituto Neurosaber se iniciou de forma despretensiosa em 2014, com a criação de uma fanpage no Facebook, onde Luciana e seu marido realizavam lives e publicavam conteúdos sobre o tema.

A página rapidamente cresceu e alcançou mais de 100 mil fãs que acompanhavam e interagiam com as publicações. Então, em 2015, também foi criado um canal no YouTube, que atingiu 10 mil inscritos em menos de dois meses.

Diante do sucesso dessa iniciativa, Luciana percebeu o potencial de entrar no mercado de infoprodutos para disseminar ainda mais os seus conhecimentos. No mesmo ano, ela lançou os quatro primeiros cursos online da empresa, que foram um sucesso absoluto.

Desde então, o Instituto Neurosaber vem crescendo cada vez mais, com a criação de novos cursos e produtos digitais sobre temas como desenvolvimento infantil, neuroaprendizagem e transtornos de neurodesenvolvimento.

Foco na resolução do problema

O mercado de produtos digitais oferece um grande poder de escala para os negócios. No entanto, é preciso ter um pensamento estratégico para otimizar a operação e se destacar no setor.

Segundo a fundadora e CEO do Instituto Neurosaber, “um dos lemas da empresa é que a gente não cria produtos, a gente resolve problemas”. Dessa forma, antes de pensar em crescer a operação, o foco da organização sempre foi melhorar a educação do país e fazer a inclusão de todas as crianças e adolescentes.

Foi a partir desse objetivo que a equipe conseguiu criar produtos resolutivos, ter sucesso no mercado e, então, começar a escalar o negócio e investir em novas frentes de atuação.

Infraestrutura para o crescimento do negócio

Segundo Luciana Brites, o Instituto Neurosaber começou a realmente se estruturar como uma empresa em 2019, quando passou por um programa de aceleração de negócios de impacto social. Foi nesse momento que ela percebeu a necessidade de rever a infraestrutura tecnológica do negócio.

Até então, a empresa utilizava plataformas de infoprodutos para vender seus materiais. No entanto, as taxas de processamento de pagamento, especialmente no caso de vendas parceladas, eram muito altas.

“A maioria dos nossos alunos optam pelo parcelamento, principalmente para produtos mais caros. Por isso, quando comecei a pensar em escalar a empresa, percebi que seria necessário migrar de solução”, conta Luciana Brites.

Dessa forma, desde 2019, o Instituto Neurosaber utiliza a plataforma de checkout e gestão da Digital Manager Guru, com o processamento dos pagamentos via cartão de crédito, boleto e Pix feito pelo Pagar.me.

Além de melhores taxas, um dos grandes motivos para o Instituto Neurosaber fazer essa migração foi o poder de customização das soluções. Alguns recursos essenciais da Guru para a empresa, por exemplo, são o checkout, o traqueamento e a integração com diversas ferramentas, como a área de alunos.

Considerando que o Instituto Neurosaber trabalha com muitas estratégias de lançamentos, a proximidade com os times da Guru e do Pagar.me também é fundamental para a operação. “Percebemos uma disponibilidade muito rápida em resolver qualquer problema ou dúvida e também em ajudar a evoluir o nosso negócio”, destaca Luciana.

Criação de novas frentes de trabalho

O desenvolvimento da empresa e a mudança de infraestrutura tecnológica permitiram que a empresa expandisse as suas frentes de atuação.

Além do Instituto Neurosaber, que é voltado para a oferta de cursos online e outros materiais para o consumidor final, foi criada a Editora Neurosaber em 2019, para o lançamento de livros físicos. Também há a NeuroEscola, que oferece materiais e programas de formação para estados, municípios e escolas particulares.

Com a ampliação da operação, a empresa passou de uma sala de 35m², em 2019, para um escritório de 1.200m² este ano. Além disso, o negócio vem registrando um crescimento de 30% a 40% por ano e alcançou um total de cerca de 100 mil alunos em 2023.

Em relação aos planos para o futuro, além de continuar o desenvolvimento de produtos para B2C, B2B e B2G, o Instituto Neurosaber está em processo de credenciamento do MEC para a oferta de cursos de pós-graduação na área de pedagogia.

A empresa também está começando a estruturar o seu e-commerce próprio para a venda de uma linha de brinquedos educativos desenvolvida pela própria Luciana Brites, com o intuito de trabalhar a habilidade de conhecimento alfabético. Para isso, o Instituto Neurosaber continuará contando com a ajuda das soluções da Guru e do Pagar.me por trás da operação.