Em novo estudo, a Socialbakers revela que pela primeira vez o Instagram superou o número de usuários do Facebook. Com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo, identificou-se que o Instagram teve um total de interações quase 20 vezes superior ao do Facebook.
Leia também: usuários de redes sociais crescerão em mais de 20% no Brasil até final de 2023
“A escrita está na parede já há algum tempo, mas agora é oficial. Quando se trata dos 50 maiores perfis de marcas, o Instagram tem um público maior que o Facebook”, afirmou Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.
No Brasil, os principais perfis de grandes marcas estão dividindo seu conteúdo entre o Facebook e o Instagram — mas estão vendo significativamente mais interações no Instagram. Já o tamanho da audiência para esses perfis permanece menor que no Facebook.
Maior engajamento no Insta
As principais marcas publicaram mais postagens no Facebook. Entretanto, o engajamento nessas postagens não atingiu os números alcançados no Instagram. O estudo foi feito com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre outubro e dezembro de 2019.
Instagram no Brasil
Por aqui, no Instagram, a Netflix Brasil que possui 16,8 milhões de seguidores foi ainda a marca com maior engajamento nessa rede social. Ela teve 20 milhões de interações com apenas 122 postagens.
Outras marcas que se destacaram no Instagram, foram:
- Lojas Americanas, com 18,5 milhões de interações em 1.882 postagens;
- Hotel Urbano, com 12,8 milhões de interações e 1.915 postagens;
- Grão de Gente, com 4,5 milhões de interações em 807 postagens;
- Arezzo, com 3,5 milhões de interações em 289 postagens.
E no Facebook?
Já no Facebook, com 12,8 milhões de seguidores, o Hotel Urbano foi a marca com maior engajamento nessa rede social. Ele superou a marca de 10,4 milhões de interações com 2.507 postagens.
Outras marcas que se destacaram no Facebook, foram:
- Salon Line, com 4,4 milhões de interações com 181 postagens;
- Havan, com 3,8 milhões de interações em 533 postagens;
- Netflix, com 3,5 milhões de interações em 195 postagens;
- To de cacho, com 3,4 milhões de interações e 163 postagens.
O estudo revelou ainda que, apesar das tentativas de atrair consumidores durante a temporada de festas, interações relativas às postagens no Instagram e no Facebook foram menores no quarto trimestre de 2019 do que no ano anterior.
Indicando que as marcas precisam ser mais inteligentes sobre o conteúdo que publicam e se concentrar no conteúdo de alta qualidade em volumes menores para aumentar o envolvimento.
Metodologia do relatório
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Socialbakers no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.