Logo E-Commerce Brasil

Infográfico mostra as preferências dos brasileiros ao acessar a internet

Por: Gustavo Santi

Profissional de mídia digital e content strategy. Já foi gestor de conteúdo do E-Commerce Brasil, Sócio do Laboratorium - uma consultoria em inovação e empreendedorismo que já rodou o Brasil - trabalhou para o Facebook como analista de conteúdo [News Feed] com product data integrity e atualmente é Coordenador de Treinamento Online do Google Cloud, voluntário do Somos 99% e faz parte do time de voluntários do Burning Man Brasil.

Estudo aponta as preferências dos internautas brasileiros e também comparações com usuários de outras regiões do mundo em browsers, buscadores e sistemas operacionais

A AT Internet divulga o seu relatório mensal de estudos detalhando preferências dos brasileiros durante a navegação pela internet. Os dados também mostram números dos principais sistemas de busca, navegadores e sistemas operacionais usados na América Latina e Europa.

No último mês, os estudos da AT Internet apontaram um contínuo crescimento no uso do Google Chrome como navegador, partindo de 61,8% em novembro para 62% dos usuários em dezembro. Crescimento também identificado na América Latina, de 60,3% para 60,8%. No Brasil, o browser é seguido pelo Internet Explorer, com 9,4%; e Safari e FireFox, ambos com 8,7% dos pesquisados. O continente europeu manteve uma concorrência mais acirrada, tendo o Chrome como líder com 35,2% dos usuários, seguido por Safari, com 20,8% e Internet Explorer com 18,5%.

Em relação aos buscadores há uma contínua queda no número de brasileiros que utilizam o Google, passando de 96,4% para 96%. Contudo, ainda trata-se de uma liderança com sobras frente seus concorrentes Yahoo!, bing, Baidu e Ask que juntos não chegam a 5% no total. A supremacia do buscador também é destaque da Europa, onde na França, por exemplo, atinge 93,5% dos internautas.

O último mês do ano também mostrou queda na liderança que a Microsoft mantém com seu sistema operacional, colocando o Windows com 64,8% dos usuários no Brasil; 67,1% na América Latina; e 63,2% na Europa. A vice-liderança no Brasil e também na América Latina fica com o Google OS, com 24% e 20,3%, respectivamente. Os europeus também preferem o Windows, com 63,2%, seguido pelos sistemas Apple, que servem 22,8% do total de usuários.

brazil_data_dez